União europeia

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 11 de junho de 2011
Resumo: A união européia, há mais de cinqüenta anos, vem consolidando-se como a maior união política e econômica entre estados federados. Apesar de não ser uma federação ela possui órgãos e instituições, tratados e convenções que lhe dão personalidade jurídica própria. Apesar da dificuldade inicial, falta de crença em sua expansão pelos chamados “eurocéticos”, o grupo, baseado em seus objetivosde criação, tem grandes expectativas para o futuro.
Palavras-Chave: Bloco econômico, União Europeia, União Política , Órgãos.

SUMÁRIO


Introdução
1 União Europeia
1.1 Órgãos e Instituições da UE
1.1.1 Órgãos e Instituições da UE
1.2 Tratados e Convenções
1.3 Objetivos de Criação
1.4 Países membros da UE e ano de adesão
1.5 Dificuldade Principal
1.6 Expectativas Futurasdos Blocos Econômicos
1.6.1 Causas que poderão levar ao colapso da UE
Conclusão
Referências

5
6
7
8
9
12
13
14
15
15
16
17



INTRODUÇÃO

A formação de blocos em todo o mundo vem mostrando a força política e econômica que um grande número de países unidos, com ideais comuns, tem em relação aos que não fazem parte desses grupos. Com certeza o maior e mais bem sucedidodesses blocos é a União Européia e é nele que focaremos nossa atenção. Iremos abordar a criação, dificuldades, conquistas, expectativas e tendências desse mega-bloco que há mais de cinquenta anos vêm mostrando sua força.

1 UNIÂO EUROPEIA (UE)

A União Europeia é mais do que uma confederação de Estados, mas não é um Estado federal. É uma formação de um novo tipo de união entre Estadospertencentes à Europa Na realidade, sua estrutura não se insere em nenhuma categoria jurídica clássica. O seu sistema político é historicamente único e tem vindo a evoluir constantemente há mais de 50 anos.
A União Europeia (UE), anteriormente designada por Comunidade Econômica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma união supranacional econômica e política de 27 Estados-membros que foiestabelecida pelos doze primeiros países da antiga CEE. São eles: Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Alemanha Ocidental, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha.
Enquanto instituição, passou a dispor de personalidade jurídica. Possui competências próprias, tais como a Política Agrícola Comum, as pescas, entre outros. Estas competências são partilhadas com todos osEstados-membros da União Europeia, que é uma organização que combina o nível supranacional e o nível institucional num campo geográfico restrito com o papel político próprio sobre os seus Estados-membros.

1.1 Órgãos e Instituições da UE

Conselho Europeu: constituído pelos Chefes de Governo de todos os países da UE e pelo presidente da Comissão Europeia
Conselho de Ministros: é constituído porum representante de cada Estado. Órgão deliberativo da UE mais importante. Pode ter duas formas: Conselho dos assuntos gerais e Conselhos especializados.

Comissão: composta por 20 comissários nomeados por cada país da UE, cabendo 2 comissários aos países grandes (França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha) e apenas um comissário aos restantes.

Parlamento Europeu: constituído por 732deputados eleitos. A quantidade de deputados por país depende da população. Detém os poderes: legislativo, orçamental, de controlo e ainda assume um papel de impulsão política.

Comitê Econômico e Social: é um órgão consultivo, que emite pareceres a pedido da Comissão e do Conselho; constituído por 3 grupos: entidades patrimoniais, trabalhadores e atividades diversas (consumidores, profissõesliberais, etc.)

Comitê das Regiões: órgão consultivo; os seus membros representam as administrações regionais e locais; é obrigatoriamente consultado nos domínios da educação, cultura, saúde pública, redes transeuropeias de transportes, telecomunicações e energia e sobre a utilização dos fundos estruturais.

Tribunal de Justiça e 1ª Instância: órgão jurisdicional da UE; vela pela aplicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia
  • união europeia
  • A União Europeia
  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!