União européia

Páginas: 18 (4290 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
INTRODUÇÃO



O presente trabalho trata de explicar a União Europeia desde a sua criação - que teve origem em meados de 1958 através da Comunidade Europeia do Carvão e Aço (CECA), e da Comunidade Econômica Europeia (CEE) -, passando por seus tratados, até chegarmos aos dias atuais com a imensa crise que se instalou em seus mais de 27 Estados-Membros.
O intuito é avaliar seuspontos fortes, seus sistemas padronizados de lei que instituem um mercado comum entre seus Estados, e medir o impacto de sua economia no mundo, abordaremos também através de nosso ponto de vista os possíveis erros cometidos para chegarmos à atual posição na qual a União Europeia se encontra hoje.



ORIGEM DA UNIÃO EUROPEIA



A UE teve sua origem após o fim da SegundaGuerra Mundial quando o país tentava se integralizar novamente, muitos enxergaram tal iniciativa como uma forma de escapar do ponto de vista ideológico que existia até então, está iniciativa recebeu o nome de Comunidade Européia do Carvão é Aço. A ideia central desta “comunidade”, era de centralizar o controle das indústrias de carvão e aço dos Estados-Membros, porém a mesma foi declarada como sendo a“primeira etapa para federação da Europa”.
Várias pessoas tiveram crédito na criação e desenvolvimento do que hoje conhecemos como União Europeia, os fundadores da EU foram pessoas que tinham campos diferentes como, combatentes de guerra, advogados e políticos, porém, ambos tinham os mesmos ideais que eram uma Europa unificada, para que houvesse paz e prosperidade. Abaixo citamos algunsdos principais fundadores da EU.
• Robert Schumman - Ministro das Relações Exteriores (1948-1952), Roberto Schumman foi o principal negociador de todos os grandes tratados no fim da Segunda Guerra Mundial, propôs através da Declaração de Schumman a criação de uma alta autoridade comum para produção franco-alemã de carvão e aço, está proposta levou a criação da Comunidade do Carvão e doAço, que mais tarde daria origem a União Europeia como a conhecemos hoje.
• Jean Monet – Foi um político francês que atuava nos bastidores dos governos europeus e americanos. Visto por muitos como um arquiteto da unidade europeia, Monet nunca foi eleito para cargos públicos, mais devido a sua grande influencia internacionalista, foi um dos grandes inspiradores da Declaração de Schumman, eprimeiro presidente do órgão executivo da já mencionada Comunidade do Carvão e do Aço.
• Paul-Henri Spaak - Foi um político que ocupou o lugar de primeiro-ministro da Bélgica. Foi o primeiro Presidente do Parlamento Europeu.
• Alcide de Gasperi – Grande contribuidor da reconstrução da Europa no pós-guerra, Gasperi fundou o partido da Democracia Cristã. Primeiro-ministro e tambémpresidente da Itália, juntamente com Robert Schumman e Jean Monet é considerado um dos “pais da Europa”, procurou durante sua vida política a aproximação com os países ocidentais e assim assinou o Tratado do Atlântico Norte (OTAN /NATO).
• Konrad Adenauer – Primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Adenauer foi um dos contribuidores, senão o maior, para mudar a história daEuropa e da Alemanha no pós-guerra. Em meados de 63, Adenauer conseguiu o que muitos tentaram sem sucesso, a reconciliação da Alemanha com a França (antes inimigas), ele e o presidente da França na ocasião Charles de Gaulle, assinaram um tratado de amizade, constituindo um dos marcos no processo de integração da Europa.
• Joseph Beck - Bech foi um dos criadores da Comunidade Europeia doCarvão e do Aço, político de Luxemburgo no início da década de cinquenta, foi um dos principais arquitetos da integração europeia nos últimos anos da mesma. Foi um memorando conjunto dos países do Benelux que levou à convocação da Conferência de Messina em junho de 1955, preparando o caminho para a Comunidade Económica Europeia.
• Johan Willem Beyen - Banqueiro, empresário e estadista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia
  • união europeia
  • A União Europeia
  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!