União européia - delimitação

Páginas: 7 (1591 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
EMERSON CAVALLARI
VANESSA HOLANDA







UNIÃO EUROPÉIA
EURO: A MOEDA QUE UNIFICOU A EUROPA








Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como parte das exigências para a disciplina de Trabalho de Conclusão I do curso em Administração com linha de formação em comercio exterior, do Departamento de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
Orientador: Prof.Abramo Nicola Batillana.







SÃO PAULO
2012


RESUMO
Para uma melhor compreensão e entendimento serão apresentados dados sobre a União Europeia (UE), fatos e acontecimentos que levaram alguns países da Europa a tomar medidas desesperadas, mas também convenientes para a reconstrução de seus lares, afim de um novo recomeço pacificador. Poderão ser vistos países fundadores, históricodos acontecimentos, desenvolvimento e trajetória, para isso serão utilizados bibliografias que abordem o tema para maior abrangência e detalhamento dos eventos. O tema abordado foi escolhido com o intuito de buscar a fundo a concepção da economia hoje exposta como instável em alguns dos países membros da UE, e com base no material que for estudado analisar a UE de ontem e a de hoje e tirarmos asconclusões do quanto a situação atual pode atingir a economia mundial.


Palavras-chave: União Europeia, Comunidade Europeia Econômica e economia.



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 6
1.3 PROBLEMA DE PESQUISA 7
1.4 OBJETIVOS 7
1.4.1 OBJETIVO GERAL 7
2 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 7
3 RELEVANCIA TEORICA 8
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 00
4.1 SITES CONSULTADOS 001 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a União Europeia mais profundamente para poder buscar o entendimento de como tudo começou e se de fato com os acontecimentos recentes a moeda que há mais de um século é a aliança entre os países membros, deixará de ser única na Europa.
Desta forma para uma introdução objetiva foi recolhidos dados para conhecer um pouco sobrecomo a aliança mais importante do mundo começou. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foi se firmado uma aliança entre seis países com o intuito de pacificar o conflito e recomeçar a construção da Europa. Somente em 1957, com as assinaturas do tratado de Roma, que a proposta de unificação econômica começou a se consolidar. Em 1958 assim como citado anteriormente os seis países associados, chamados“Europa dos Seis”, compostos por: Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália, fundaram a chamada Comunidade Econômica Europeia (CEE), com a finalidade de livre comércio e circulação de pessoas de seus países membros.
Com o sucesso desta aliança outros países quiseram aderir, juntar se a CEE, que pensando na grandeza e beneficio aos países e as pessoas incluíram outrosassuntos ao tratado inicial criando a Politica Agrícola Comum, onde agricultores começaram a receber apoio para melhoria de produção. Em 1979 a CEE observou que havia muitas flutuações no valor da moeda e se continuasse desta forma não conseguiriam manter o bloco unido, pois continuavam a concorrer uns com os outros, desta forma com o intuito de solução imediata para esse problema foi criado o SistemaMonetário Europeu, com o objetivo de limitar as flutuações monetárias. Com a integração de mais países membros e a evolução dos acontecimentos em, 1992 foi criado o tratado de Maastricht e a União Europeia foi oficializada, e hoje ainda firmada e constituída com mais de 20 países membros.

De acordo com a entrevista do cientista político Dionyssis Dimitrakopoulos, professor da Universidade deLondres á BBC Brasil, a saída da Grécia poderia acarretar um efeito dominó entre os bancos:
Uma eventual saída da Grécia da zona do euro poderia desatar uma corrida aos bancos e aprofundamento da recessão em países como Portugal, Espanha, Itália e Irlanda. O alerta é feito por especialistas em integração europeia, que traçam um cenário catastrófico tanto para a Grécia quanto para a União...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A União Europeia
  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia
  • união europeia
  • A União Europeia
  • União europeia
  • União Europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!