União de gerações no ambiente organizicional

Páginas: 8 (1951 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
1 INTRODUÇÃO
Indiscutivelmente, em períodos distintos da história, os padrões sociais evoluem, as questões políticas e econômicas se alteram, a evolução tecnológica impacta de forma contundente o dia a dia do indivíduo. Enfim, o dinamismo do cenário mundial afeta de forma indiscriminada homens e mulheres em qualquer parte do mundo.
Vivemos uma profunda mudança nos valores das gerações, que jáse instalou silenciosamente nas organizações, abalando as formas tradicionais de liderar, de comunicar e de motivar. Este fato não pode mais ser ignorado. É um problema comum a todas as empresas. Não se trata da mudança, da tecnologia, da concorrência, dos clientes, dos chefes autoritários, dos colegas invejosos ou de jogos de bastidores. É um problema de diferenças de valores, de ambições, depontos de vista. É, em suma, um problema de gerações. De gerações em conflito. A única culpada é a demografia. Nunca houve na história tantas gerações diferentes a trabalhar ombro a ombro, lado a lado, sala a sala.
Cada dia, identificamos mais a relação das experiências de profissionais que estão há muito tempo no mercado e de novos que estão entrando neste mercado. A geração pós guerra, chamada debaby boomers, nascida entre 1946-1964, a geração X, nascida entre 1965 – 1978 e a geração Y, nascida entre 1979 – 1992 se encontram nas organizações e tem o desafio de conviverem no mesmo ambiente organizacional.
Este trabalho se propõe a descrever as principais caracteristicas cada geração, seus valores e motivações bem como a melhor forma da organização lidar com os conflitos existentes entreelas.
Em um primeiro momento será apresentado o resumo do artigo “Quem é a geração Y”. Na sequência será apresentado os cenários, as teorias e as competências que influenciaram essas gerações.
2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Geração X
Céticos e politicamente apáticos, refletem as frustrações da geração anterior e assumem a posição de expectadores da cena política. Gostam da informalidade notrabalho. São profissionais de alto nível e suas motivações estão relacionadas com a manutenção de seu nível socioeconômico. Tem o conceito de ficar bastante tempo nas empresas, mas não durante toda a vida. O respeito, para eles, está ligado ao talento e habilidades dos profissionais com quem trabalham. As pessoas que eles admiram profissionalmente são quem eles tratam como ‘chefe’. Não basta aautoridade do cargo, é necessário merecer por outras vias.
A geração X veio quando o Movimento yuppie e a Revolução Sexual estavam com toda força, por isso as pessoas dessa geração pregavam a paz e a liberdade. Os yuppies acabaram sendo uma subcategoria da geração X. Este movimento era caracterizado pelo alto poder aquisitivo e paixão pelo sucesso social, profissional e econômico.
No final dosanos 80, o termo yuppie começou a ser visto com conotações negativas, devido ao modelo social e ao estilo de vida que deixava o consumismo prevalecer sobre outros valores, como a familia.

2.2 Geração Y
Trata-se de uma geração de filhos desejados e protegidos por uma sociedade preocupada com sua segurança. São pessoas alegres, seguras de si e cheias de energia.
Essa geração só conhece ademocracia, ditadura e transições politicas são histórias de seus pais. Se surpreendem com o fato das gerações anteriores sobreviverem com pouca tecnologia. São “ligados” à internet desde que nasceram e possuem habilidades tecnológicas que superam as das gerações anteriores. Adotam uma visão mais esperançosa frente ao mundo profissional. O alto nível de formação os torna mais decididos. Trabalhar a vidainteira em uma única companhia ou passar mais de uma década numa empresa são coisas irreais para os jovens da Geração Y. A fidelidade deles é com a carreira, nunca com a empresa. Portanto, quando percebem que a companhia em que estão trabalhando não oferece oportunidade de crescimento ou quando o salário não é compatível com o que eles querem, os jovens da geração Y não pensam duas vezes em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflito de geracoes no ambiente organizacional
  • Conflito de geracoes no ambiente organizacional
  • Releção entre geraçoes no ambiente de trabalho
  • Conflito de gerações no ambiente corporativo
  • principais linhas politicas de ambiente na união europeia
  • gerações
  • Gerações
  • Gerações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!