Unesa ética geral e profissional provas

Páginas: 6 (1356 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1- O Advogado tem imunidade profissional para se manifestar no exercício de sua atividade, não podendo ser acusado por
b) injúria ou difamação

2- No exercício da advocacia é permitido
b) aconselhar o cliente a não ingressar em aventura judicial, informando sempre, quanto aos eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda.

3- Ao fazer a sustentação oralnuma Audiência de Instrução e Julgamento na 42ª Vara Cível do Rio de Janeiro, o Advogado do réu caluniou colega, o Advogado do autor. Pergunta-se: O que pode acontecer ao advogado do réu por tal comportamento?
c) Ser advertido pelo Juiz, para não mais usar tais ofensas; ser processado criminalmente, pela calúnia e ser processado pela OAB, pelas mesmas ofensas.

4- O art. 7º, inciso XIX, da Leinº 8.906/94 garante ao advogado “recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado.” O texto legal combinado com regramento ético vigente (art. 25 do CED), estabelece que a quebra do sigilo, para fins de depoimento judicial, só poderá ocorrer quando houver:
c) quando o advogado se veja afrontadopelo próprio cliente ou em defesa própria, porém sempre restrito ao interesse da causa.

5- O advogado Sebastião, regularmente inscrito na OAB/RJ, se viu afrontado por seu cliente, que o acusava de prática de crime que ela cometeu. Em defesa própria, Sebastião revelou segredo profissional, provado que não era culpado. Nessa situação hipotética, a conduta do advogado:
d) foi lícita, pois o sigiloprofissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo.

6- No que se refere aos direitos dos advogados, assinale a opção correta de acordo com interpretação do STF:
a) é direito do defensor, no interesse dorepresentado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

7- No que concerne à capacidade postulatória do advogado, assinale a opção correta
c) Em caso de urgência, pode o advogado postular em juízo sem procuração, devendo apresenta-la no prazode quinze dias.

8- Dr. Cláudio, advogado, compareceu com seu cliente para a audiência designada pelo juízo. A primeira do dia, no horário correto, às 13h. Ficou aguardando, paciente, por mais de 30 min., tendo tido a notícia de que o magistrado sequer havia chegado ao fórum. Nessa situação, o advogado, de acordo com o Estatuto da Advocacia, em especial, no que se refere às prerrogativasprofissionais, teria o direito de retirar-se, desde que comunicasse,
d) por escrito, a razão de sua retirada, protocolando o documento no setor competente.

9- Assinale a opção correta quanto a publicidade na advocacia
d) É permitido o anúncio em forma de placa de identificação do escritório apenas no local onde esteja instalado.

10- Um Advogado, mesmo sabendo que o empregado, dispensado semjusta causa, havia recebido do empregador todas as verbas resilitórias que lhe eram devidas, aceitou procuração daquele empregado e ingressou com Reclamação Trabalhista pleiteando o pagamento das mesmas verbas já recebidas. Pergunta-se: Como se denomina tal procedimento daquele advogado?
c) Lide Temerária;

11- De acordo com as disposições do Código de Ética e Disciplina da OAB, é permitida aoAdvogado:
c) Enviar mala direta para seus clientes informando a mudança de endereço do seu escritório.

12- No curso de processo cível, o advogado do autor, por motivos particulares, não pode continuar funcionando naquele processo. Como deve proceder o referido Advogado?
b) Ele deve comunicar ao autor a desistência do mandato e funcionar no processo nos dez dias subsequentes, se necessário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica Geral e Profissional
  • Ética geral e profissional
  • ética geral e profissional
  • Ética geral e profissional do contabilista
  • ética geral e profissional
  • etica geral e profissional
  • Ética geral e profissional
  • Ética geral e profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!