UnaestudodaRDC216

978 palavras 4 páginas
Estudo da RDC 216 1. Quais são as diferenças entre desinfecção e higienização? Desinfecção é a remoção de agentes infecciosos de mera superficie mais concreta e quantitativa com aplicação de um germicida, e já a higienização também conhecida com limpeza técnica envolve a limpeza da superficies fixas e equipamentos do local de trabalho.

2. Quais são as diferenças entre anti-sepsia e desinfecção? Anti-sepsia é uma operação que visa a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete anti-séptico ou por uso de agente anti-séptico após a lavagem e secagem das mãos e a desinfecção é a remoçao de agentes indesejaveis em equipamentos e superficies.

3. Quais são as diferenças entre limpeza e higienização? Limpeza é a remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra,poeira, gordura e outras sujidades, e a higienização é operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção.

4. Quais são as operações que devem ser registradas? Devem ser registrados no manual de boas práticas e todas as etapas dos POPs(Procedimento Operacionais Padronizados). Os POPs abrangem geralmente: a limpeza das instalações e equipamentos e movéis, controle de pragas e vetores, limpeza do reservatório de agua, higiene e saúde dos manipuladores.

5. Quais são as medidas a serem adotadas a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada? Higienização correta das mãos dos manipuadores de alimentos entre cada tarefa, especialmente após a manipulação de alimentos crus, de ovos, de hortofruticolas por lavar, e ainda após manipulação de lixo. Adequao armazenamento dos alimentos, tanto nas câmaras de refrigeração ou de conversação de congelados, como no armazenamento à temperatura ambiente. Proteção de todos os alimentos a guardar nas câmaras de refrigeração, tendo o cuidado de colocar os alimentos cozinhados sempre acima dos alimentos crus ou,

Relacionados