Un gurme de lá role de pompomdê

1248 palavras 5 páginas
É conhecido como "redemocratização" na história do Brasil o período de abertura politica, ou seja, de recuperação das instituições democráticas abolidas pelo chamado Regime Militar, instituído em 1964, e que impunha desde aquele ano um regime de exceção e de censura às instituições nacionais. O ponto máximo do período da redemocratização foi sem dúvida o movimento pelas Diretas-Já, campanha que mobilizou milhões no final do mandato do presidente João Figueiredo buscando pressionar o legislativo a aprovar a chamada Emenda Dante Oliveira, de autor do parlamentar mato-grossense, e que restituía o voto direto para presidente. A campanha pelas Diretas-Já marcou a década de 80 no Brasil, e uniu personalidades de todos os campos em torno do desejo do voto, que acabaria frustrado, pois a Emenda não foi aprovada. O candidato apoiado pelo povo, porém, venceria as eleições indiretas, mas, causando nova frustração no povo, morreria antes de assumir. Seu nome: Tancredo Neves; em seu lugar, assumiria seu vice, José Sarney, um verdadeiro democrático de última hora, político originário da ARENA, o partido de apoio do Regime Militar, e de seu sucessor, o PDS.

Chico Buarque participou de muitos comicios do movimento “ Diretas- Já”

- Emenda Dante de Oliveira

Recebia o nome Emenda Constitucional Dante de Oliveira, o que seria a salvação das eleições brasileiras do ano de 1984. O nome dado a emenda vinha de seu formulador o deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT).
Foi no ano de 1984 que a luta pelas eleições diretas teve seu apogeu. Era mais um ano de escolhas para presidente pelo colégio eleitoral, o que desencadeava sempre em uma escolha minoritária e detentora do poder. Passados 20 anos do golpe de 1964 o país manifestava toda a sua insatisfação diante daquela situação, o que deu início a grande reivindicação política Diretas-Já, que movimentou multidões de todo o país pelas eleições diretas para

Relacionados