Umpdoisc

438 palavras 2 páginas
Introdução
O presente trabalho trata do projeto de um circuito eletrônico que toma como base os ensinamentos transimitidos pela disciplina Eletrônica Geral I, minisrtrada no 5o. período do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Pio Décimo.
Nesta disciplina, teve-se a oportunidade de estudar-se os diodos retificadores, diodos zeners, reguladores de tensão, leds, termistores, foto-transistores e transistores bipolares em suas diversas aplicações.
A nossa equipe tomou como premissa de projeto, um idéia que pudesse aglutinar o maior número de ensinamentos possíveis, tangíveis à sua execução, considerando-se os aspectos práticos e econômicos deste; isto posto, a nossa escolha direcionou-nos ao circuito Multivibrador Astável, pois nele encontramos transistores(observando-se a sua polarização e operação no corte e na saturação), capacitores (carga e descarga) e led’s (como forma de dar "vida" ao projeto).

Multivibrador Astável com Transistores
Para entendermos o funcionamento deste circuito vamos supor, inicialmente, que um transistor esteja em corte e o outro saturado (condição verdadeira na prática), em anexo encontra-se figuras com o diagrama do circuito.
Estando TR2 saturado teremos uma extremidade de Cx aterrada, ele então começará a se carregar através de Rx não permitindo que praticamente nenhuma corrente vá para a base de TR1 (além de Cx não possuir sobre si um potencial que permita a condução de TR1).
Quando Cx estiver "carregado" a tensão sobre ele fará TR1 saturar, colocando assim uma extremidade de Cy no terra. Cy começará a se carregar através de Ry, consumindo toda a corrente, impedindo que ele vá para a base de TR2. TR2 então entrará em corte. Quando Cy se carregar TR2 saturará e TR1 entrará em corte. Este ciclo continuará assim indefinidamente.
Como as saídas são nos coletores dos transistores e eles ou saturam ou cortam, teremos nas saídas ondas quadradas.
Quando Cy se carrega TR2 corta e Cx se descarrega através da base de TR1. Quando Cx se carrega

Relacionados