Umberto Eco - Capitulo 1

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
PRIMEIRO CAPÍTULO


No primeiro capítulo do texto, “Como se Faz uma Tese” de Umberto Eco, percebemos a introdução e orientação do modo a se manejar o livro. De imediato Eco explicita o fato deque seu livro não foi criado para qualquer um, dessa forma, informando o público para qual seu trabalho é destinado. Para aqueles que buscam uma receita pronta de como fazer uma tese, o autor já adverteque seu trabalho não será útil, assim, inicia a orientação para aqueles que de fato querem produzir um trabalho memorável.

Deste modo, Eco discorre sobre as caracteristicas históricas de quem sededicou a produzir valiosas teses, sendo estes aqueles dotados de condições financeiras abastadas no qual não precisaria se preucupar com o tempo ou trabalho para se sustentar. Sendo tal regaliareservada principalmente à elite, o autor estabelece relações e exemplos entre estes e aqueles que trabalham e dificilmente tenham tempo pleno para se dedicar a elaboração de uma boa tese.

Sendoassim, Umberto eco propõe duas soluções para aqueles que querem se livrar da responsabilidade e trabalho referente a criação de uma tese: Deve-se gastar uma quantidade razoável de dinheiro para pagaralguem que faça a tese por ele, ou se deve copiar uma tese já pronta. Com isso, Eco estabelece uma forma de filtro para selecionar o público a qual foi destinado a criação do seu livro, sendo quem não seenquadra, é aconselhado a largar o livro imediatamente.

Por fim, o autor busca em seu primeiro capítulo, estabelecer a diferenciação entre dois tipos de tese: A tese compilativa e a tese depesquisa. A primeira é caracterizada pelo uso de um grande acervo bibliográfico e utilização de diversos autores diferentes como uma forma de estabelecer uma conclusão sobre um assunto. Deste modo, sevalendo da pesquisa de outros, se estabelece uma análise sobre o tema estudado. Já a tese de pesquisa, se apresenta como uma visão relacionada à estudos pessoais do pesquisador. Assim, vale-se perceber...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Umberto Eco
  • Umberto Eco
  • Umberto Eco
  • Umberto eco
  • Umberto Eco
  • Umberto Eco
  • Umberto eco
  • Resumo do 1º e 2º capítulo do livro: "a estrutura ausente", de umberto eco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!