umbanda

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
UMBANDA: PRÁTICA CULTURAL E RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA.
UM PATRIMÔNIO PERMANENTE NAS RELAÇÕES HUMANAS
PIRISINAS.


INTRODUÇÃO

Este trabalho de estudo e pesquisa tem como motivo de reflexãomostrar o significado dos rituais umbandistas inseridas como prática de cultura na sociedade Pirisina. Umbanda é uma religião que se formou dentro da cultura religiosa brasileira, pois ela é umamistura de vários segmentos da espiritualidade.


Problemática
- porque a religião afro-brasileira sobre tanta descriminação?
- de diversas crenças, vindas de outras religiões. Talvez por isso aUmbanda seja a religião que recebe a todos, sem discriminações, principalmente de credo religioso, muito ao contrário do que acontece com o umbandista quando este é recebido por outras religiões, mas nãovamos falar disso aqui.
O importante mesmo é termos total consciência de que a Umbanda veio da cultura afro, somada aos costumes indígenas tupiniquins, além é claro do sincretismo católico, esteúltimo uma mistura de amor e imposição. Claro que ainda existem influências orientais, cardecistas, místicas, uma verdadeira miscelânea de culturas.
Na minha opinião, a mais forte destas influências é doCandomblé, e tenho muito orgulho de afirmar isso, pois apesar de a Umbanda ter nascido a menos de 100 anos (primeiro registro oficial), sua raiz africada é milenar.
Pai Zélio Fernandino de Moraes foiquem registrou em cartório a primeira tenda Umbandista em 1908, sua casa, a Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade, não tocava atabaques, mas estes instrumentos do Candomblé foram incorporados areligião e hoje é difícil encontrar terreiro de mbanda que não os possua em seus rituais. De onde veio isso?

Com certeza, esta influência veio de nossos queridos Pretos Velhos, entidades que semanifestam na Umbanda e que foram em vida, escravos de tempos antigos em nosso País. Estes negros escravos, trazidos da África eram adeptos do Candomblé, de diversas nações diferentes, e a Umbanda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Umbanda
  • Umbanda
  • umbanda
  • Umbanda.
  • umbanda
  • Umbanda
  • O Que O Umbanda
  • Umbanda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!