: Uma Visita do Senhor Inspetor de Cultura Cívica em relatórios escolares (Mª Tereza Santos Cunha)

1021 palavras 5 páginas
Texto 3: Uma Visita do Senhor Inspetor de Cultura Cívica em relatórios escolares (Mª Tereza Santos Cunha).
Conta a historia da colégio Sagrado Coração de Jesus de Florianópolis, escola tradicionista Católica, que tinha um regime de ensino rigoroso nos moldes da educação Jesuíta, escola frequentada só por mulheres.
Narra a historia de uma visita que acorreu no ano de 1953 de um inspetor escolar, que era um homem extremamente respeitado, era considera a alma do ensino e tinha um cargo de muita confiança no governo, isso era muito comum naquela época, havia todo um movimento dentro da escola para recepção deste inspetor. Sua intenção era organizar, manter e instruir as escolas visitas, seus relatórios era críticos ou de elogios dependendo da instituição visitada, pois a sua avaliação trazia muito ponto positivo para escola naquela época.
O relatório deste inspetor hoje pra nós é suma importância para identificarmos a cultura escolar, as práticas sociais vivenciadas na instituição daquele período, no seu registro vemos os aspectos da localização, a organização da escola e seu cotidiano, isso contribui para que a cultura cívica se enraíza nas grades curriculares.
Este colégio foi inaugurado em 1898, o contexto histórico da época era de um Florianópolis em plena expansão de urbanização, aumento populacional, esta escola era frequentada pela elite daquela cidade como filhas de comerciantes, de políticos, funcionários públicos mais graduados etc..
O currículo desta escola valoriza as prendas domesticas, segregação sexual, princípios católicos, ginástica, atividades literárias e o civismo isto tudo permeava as futuras professoras primarias, o civismo foi trabalhado mais a finco pó causa que a fundadoras desta escola eram de origem alemã, este incentivo ao civismo acabou virando marca registrada desta escola, que obrigava suas alunas a participarem de comemorações oficiais e religiosas da época. No dia 30 de Junho de 1953 o inspetor mais uma vez atesta com louvor a

Relacionados

  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas