“Uma visão sobre a evolução da consciência ambiental no brasil nos anos 90”,

Páginas: 9 (2197 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
CRESPO, Samyra. Uma visão sobre a evolução da consciência ambiental no Brasil nos anos 1990. In: Meio ambiente. Opinião Pública.

O discurso ambientalista no Brasil foi sim internalizado como consciência generalizada e prática coletiva, tendo produzido inclusive uma agenda pública. Seu desenvolvimento está relacionado a uma série de eventos dramáticos que a pauta dos chamados problemas globaisfez surgir. Mas não foi sempre assim. Houve uma época em que a industrialização implicava em desenvolvimento, tendo acontecido que após pesquisas sobre a contaminação do ar em Cubatão passaram a ser conhecidas espécies de efeitos indesejáveis, trazidos com o que se entendia como progresso econômico. É o que comunica a Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Samyra Crespo, emartigo de sua autoria intitulado “Uma visão sobre a evolução da consciência ambiental no Brasil nos anos 90”.
Por intermédio de linguagem relativamente acessível, o artigo revesa momentos de narração com observações diretas da autora, as quais nos aproximam mais da realidade. Por outro lado, Crespo não nos diz o que é consciência ambiental, que, para Simon Schartzman – conforme palestra preparadapara abertura do Curso de Educação ambiental na semana do meio ambiente, em 07 de junho de 1999 - é, em outras palavras, pensar na importância do ambiente em que vivemos, que deve ser preservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar, e que não devemos destruir nem desperdiçar.
Para Samyra, até a Rio-92 não havia resultados de pesquisas, pelo menos não disponíveis, no Brasil, quetinha vivido, nos anos 60 e 70, tempos difíceis em meio a regime político autoritário. Além disso, a problemática não estava na agenda pública, pesquisas de opinião são caras e interesse sobre o meio ambiente era coisa da classe média. Ora, neste sentido, é claro que não interessava ao governo brasileiro sequer estimular a opinião pública, menos ainda divulgar resultados sobre como o povopensava. E como a própria autora esclarece, não havia, para várias pessoas, como falar em meio ambiente, quando nem mesmo saneamento ou necessidades básicas lhes eram resolvidos.
Característica marcante é uma espécie de indução de ansiedade imposta aos leitores em relação aos resultados das pesquisas e à conclusão final.
Questões como aumento do buraco da cama de ozônio, contaminação dos mares,rios, lagos e lagoas, extinção de espécies animais e vegetais, usinas nucleares e hidrelétricas, desmatamento para urbanização ou plantação, retificação de rios para torná-los navegáveis ou seu represamento, saneamento e depósitos inadequados para depósito de lixo, inclusive hospitalar, não eram pensados como danos irreparáveis ou de difícil reparação. Samyra Crespo, que assim conclui em suaspesquisas, conta timidamente que para se conhecer um tema são necessários conteúdos de informação, e, no caso em particular, não assevera a necessidade de acesso a resultados de pesquisas científicas, que, como se sabe, deferem de pesquisas de opinião, nas quais se concentrou a autora. Neste sentido, cabe ressalvar que não havia, até pelo menos meados dos anos 80 – embora sobre poluição, fenômeno dosanos 60 e 70, já houvesse algumas pesquisas -, atenção voltada para o meio ambiente no Brasil, haja vista que não eram percebidos, como hoje acontecem, impactos causados ao ecossistema pela ação humana.
Ora, se não eram percebidos tais estragos, como então haver interesse por pesquisa, pelo menos sistemática de opinião pública? Daí que, a população, carente de apresentação de resultados científicossobre danos ao meio ambiente - até porque, como já escrito, sequer pesquisas científicas desinibidas haviam - jamais poderiam se interessar pelo assunto, menos ainda emitir opinião. E a autora acrescenta que tal interesse não foi despertado nem mesmo nas ciências sociais, governos democráticos, ou das instituições que têm em tese a missão de proteger o meio ambiente.
O ambientalismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histórico e evolução da consciência ambiental no brasil e no mundo
  • Anos 90 Visão Geral
  • Política no brasil anos 90
  • Tv no Brasil anos 90
  • Brasil 90 anos
  • Sistema financeiro bancário evolução, fusões e aquisições bancárias no brasil dos anos 90.
  • Evolução das tecnologias anos 80 e 90
  • Questionario sobre consciencia ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!