Uma visão importante do orientador educacional

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Os Pais como aliados no ensino dos filhos.
“Como forma de perpetuar essa relação, sempre busco prestar apoio ao professor, ao estudante e á família. Junto aos pais, particularmente promovo entrevistas e acolhimento de alunos que estejam chegando. Participamos ainda de fórum ligados a proteção da criança e do adolescente e realizamos grupos de reflexão com a comunidade”.(Suzana Moreira Pachecoorientadora do Morro Alto em porto Alegre).
O trabalho do orientador e justamente perpetuar essa relação entre aluno professor e família uma vez que as mesmas já se encontram vinculadas umas nas outras, mais a forma como se procede a esse vinculo depende muito do orientador educacional, a maioria das escolas do maranhão são desprovidas de orientador educacional geralmente o coordenador pedagógicoque faz esse papel, recentemente estagiei em uma creche em Bacabal no 3º ano do infantil a sala composta com 25 crianças e uma professora titular, pôde observar durante esse primeiro dia de estagio, Pedro Breno uma criança de 6 anos que não se comportou durante a aula, só ficou quieto quando a professora passou atividade de pintar e dividiu a sala em grupo, no termino da aula a professora tinhaanotado o nome daqueles que não se comportara naquele dia, para poder conversar com os pais é assim foi feito a primeira Mãe que chegou para buscar seu filho foi a mãe de Pedro Breno que depois de ouvir a reclamação da professora deu um tapa na cara da criança na frente de todos seus coleguinhas, uma situação constrangedora. A professora não quis intervir. A parti desse episódio de fato surgemvários questionamentos que precisam ser resolvidos no entanto esse também seria uma competência do orientador. A ele é dada as técnicas para sua atuação junto às necessidades que se apresenta na escola.
A importância e o valor do Orientador Educacional.

Baseando-se na importância da atuação do individuo em sua sociedade. O orientador educacional. Ao longo de sua trajetória assume como caminho deseu trabalho o comprometimento do desenvolvimento da sociedade. A função do orientador e se caracteriza desde um processo considerado terapêutico devido as influencias da pedagogia, atualmente o orientador vive uma fase considerada critica e se configura como processo social necessário dentro da escola para mobilizar os que nela atuam para a formação do homem coletivo.
A contribuição doOrientador Educacional é de suma importância para a formação do aluno, pois esse profissional promove a verdadeira integração que torna cada pessoa sujeito, estabelecendo um sistema de relações libertadoras em todas as dimensões da comunidade educativa. Abre espaço para todas as pessoas envolvidas no processo ensino aprendizagem, para que sejam agentes do próprio conhecimento e corresponsáveis nas relaçõeslibertadoras, visando autonomia e interdependência dos serviços e pessoas.
O Orientador é o profissional dentro da escola que pode encontrar alternativas de ações que possibilitem ao professor rever sua prática, rever a forma como se relaciona com os educandos e seus próprios colegas educadores, descobrir que tipo de professor é, construir seu próprio conhecimento e sua identidade profissional.Como deve atuar o orientador educacional.
O orientador possui a competência de auxiliar o aluno desde o inicio de suas atividades escolares e conhecer o currículo escolar de cada aluno portanto um dos principais papéis do orientador educacional é fazer uma escuta atenta das relações interpessoais construídas no cotidiano, ajudando a revelar o currículo oculto que se produz e reproduz nosdiversos ambientes de aprendizagem. A atuação dele, porém, se potencializa quando está integrada ao trabalho da equipe pedagógica.
Vários são os problemas enfrentados pelos alunos na escola, não apenas aqueles que chegam como novatos ,mais os tímidos, imperativos ,ou aqueles que são de algum tipo de grupos (cor,religião,classe social ou necessidades especiais),nesse momento o orientador deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O IMPORTANTE PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA
  • ORIENTADOR EDUCACIONAL
  • O orientador educacional
  • ORIENTADOR EDUCACIONAL
  • orientador educacional
  • Orientador Educacional
  • ORIENTADOR EDUCACIONAL
  • Orientador educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!