Uma visão diferenciada acerca dos aspectos psico-sociais e fisiológicos na busca da atividade física de indivíduos de terceira idade

Páginas: 47 (11746 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
UMA VISÃO DIFERENCIADA ACERCA DOS ASPECTOS PSICO-SOCIAIS E FISIOLÓGICOS NA BUSCA DA ATIVIDADE FÍSICA DE INDIVÍDUOS DE TERCEIRA IDADE


Karla Rebuzzi Bastos
Mariana Gatti Dellacqua
Pollyana Hoffmann Gums
Ms Andreia Silva


RESUMO

O artigo visa colaborar na construção de uma visão diferenciada acerca dos aspectos psico-sociais e fisiológicos na busca e continuidade da atividadefísica por indivíduos de Terceira Idade. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizando uma entrevista semi-estruturada, baseada no questionário de qualidade de vida da OMS (Organização Mundial de Saúde) – IPAQ, aplicada aos integrantes do grupo de Terceira Idade “Viver e Reviver” da cidade de Santa Teresa-ES. Concluímos que a busca e continuidade da atividade física é influenciada porfatores bio-psico-sociais, dadas as especificidades e particularidades de cada um, os quais são fortemente norteados por questões sociais, históricas e econômicas.

Palavras Chave: terceira idade, atividade física, benefícios bio-psico-sociais.

ABSTRACT

The article aims at to collaborate in the construction of a vision differentiated concerning the psico-social and physiological aspects in thesearch and continuity of the physical activity for individuals of Third Age. The research was characterized as qualitative, using a half-structuralized, based interview in the questionnaire of quality of life of OMS (World-wide Organization of Health) - IPAQ, applied to integrant of the group of the Third Age "Viver and Reviver" of the city of Saint Teresa-ES. We conclude that the search andcontinuity of the physical activity are influenced by bio-psico-social factors, given to the especificidades and particularitities of each one, which strong are guided by social matters, historical and economic.

Words Key: third age, physical activity, bio-psico-social benefits.


INTRODUÇÃO

O Brasil possui uma população de idosos que atinge cerca de 14.536.029 de indivíduos, correspondendo a8,6% da população brasileira (IBGE, 2007). Estima-se que nos próximos 20 anos essa população ultrapasse 30 milhões de pessoas, o que representa quase 13% da população ao final do período estimado. Esse aumento também é analisado nos dados do Fundo das Nações Unidas, onde se observa um grande crescimento da população idosa mundial. Tal fator é explicado em nosso país, pela mudança demográficaocorrida desde meados da década de 1960, representada pela queda da taxa de natalidade e o aumento da longevidade, o que causou alteração na estrutura por idade de nossa população (CORAZZA, 2001).
De acordo com Kalache (1987) essa maior expectativa de vida não se restringe a queda das taxas de natalidade e o aumento da longevidade, mas também possui uma relação direta com a melhoria da qualidade devida experimentada pela maioria da população como estilo de vida adotado, a prática de atividade física periódica, alimentação saudável e um avanço tecnológico médico.
O crescimento dessa população determinou o aumento de estudos em suas várias áreas de abrangência como: psicológica, física, social, econômica, dentre outras. Dentro desse contexto, podemos entender o processo do envelhecimentoconforme as contribuições de Tribess e Virtuoso (2005) como sendo um processo multifatorial atravessado pelos aspectos bio-psico-sociais, cujas dimensões ocorrem de acordo com a forma como se conduz a vida ao longo dos anos. Envelhecer constitui-se, portanto, segundo os autores, em um processo natural que é determinado pelo estilo de vida adotado pelos indivíduos.
Tal estilo de vida influencia,conforme pondera Okuma (2002) e Vitta (2000) apud Gerez (2007, p. 223), na boa funcionalidade física, a qual por sua vez, é a condição básica para o idoso sentir-se bem, tendo reservas necessárias para usufruir uma variedade de interesses, tais como o engajamento psico-social, a realização das atividades da vida diária, cuidar de si mesmo, entre outros. O que significa dizer, que essa condição é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade física na terceira idade
  • Atividade física na terceira idade
  • Atividade física na terceira idade
  • Atividade Física na terceira idade
  • Atividade Fisica na Terceira Idade
  • atividade fisica na terceira idade
  • Atividade fisica para a terceira idade
  • Atividade Física na Terceira Idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!