Uma Sociedade inclusiva- Educação/Incsão Da Exclusão Social à Reclusão

1632 palavras 7 páginas
Uma Sociedade inclusiva- Educação/Inclusão
Da Exclusão Social à Reclusão

C 501. Reclusão – Palco de reflexão e aprendizagem

Ao tomar conhecimento da realização do VIII Encontro Nacional de Professores que lecionam em Estabelecimentos Prisionais, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Leça da Palmeira e STª Cruz do Bispo e acreditada junto do CCPFC --‐ Conselho Cientifico--‐Pedagógico da Formação Contínua, imediatamente me despertou interesse pelo facto de sentir necessidade de partilhar com outras pessoas, colegas e outros funcionários que trabalham em meio prisional, experiências de trabalho que são únicas e específicas.
Dez anos decorridos após ter entrado pela primeira vez no Estabelecimento Prisional de Coimbra, para lecionar de livre vontade, mas com alguns receios e ideias pré concebidas naquele meio tão especial, de muros, portões, grades, cheiros, conversas e muito mais, reconheço, ser hoje um professor e uma pessoa diferente, com muito maior sensibilidade social e com práticas pedagógicas mais diferenciadas e abrangentes. Hoje, sei que devemos respeitar um princípio elementar de justiça: a cada um, segundo as suas necessidades. É o respeito pelas diferenças de cada um. É um tipo de aprendizagem/relação professor/recluso que “foge ao mesmo tratamento para todos os doentes.”
Algumas vezes, sou confrontado por colegas nossos que não conhecem a realidade dos estabelecimentos prisionais e pela sociedade em geral, com a ideia que “essa gente” consome os nossos impostos, “vive à nossa custa” e com um pouco de “sorte” saem de lá “doutores”.
Todos falam em dar oportunidades, mas poucos as dão. O que mais me magoa, neste tema, tendo em linha de conta que acredito que toda a alma humana é boa, é que muitos não são capazes de dar uma oportunidade, porque acham que “pau que nasce torto jamais se endireita... Senti, também, que o trabalho dentro de um EP não é fácil para professores, nem para quem convive e vive anos e anos nesse meio, nomeadamente os

Relacionados