Uma Sa De Por Todos E Para Todos

Páginas: 2 (338 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
 Uma saúde por todos e para todos

Percebemos hoje no Brasil, a mercantilização de alguns direitos sociais do individuo, entre eles a educação e saúde. A insuficiência da medicina preventiva,assim como a pouca informação, politicas públicas e tratamento coloca a saúde brasileira como exclusiva de uma parcela da população, ferindo então a cidadania e trazendo a necessidade de se combater ascausas do problema.
É papel do Estado atender a toda a população, fornecendo-a tratamento justo ao mesmo tempo em que previamente proporciona informação e prevenção. A saúde brasileira é aindafortemente controlada pela indústria da medicina, ou seja, pela farmácia. Assim, o enfoque principal passa ser a cura em detrimento da educação que ataca as causas do problema. O índice de mortalidadeinfantil, por exemplo, cresce pela incidência da diarreia e pneumonia. Estas, entretanto, decairiam se a população usufruísse de medidas profiláticas básicas como o saneamento básico e vacinação. Logo, oexercício da cidadania plena entrelaça-se fortemente pela ação de um Estado de bem-estar.
Além disso, cresce hoje a incidência de males crônicos que podem ser evitados ou controlados com açõesindividuais, incentivadas pelo poder publico. Ao mesmo tempo em que se diminui o numero de doenças transmissíveis, sendo estas ainda características de uma população mais pobre, a população sofre fortemente denovas doenças cardiovasculares ou respiratórias que são agravadas com hábitos alimentares pouco saudáveis, tabagismo ou sedentarismo. Ou seja, um novo ritmo urbano causou alguns desleixos edespreocupações que posteriormente refletem numa saúde prejudicada. Passa a ser importante então, uma mudança habitual e uma auto responsabilidade, vinculada a investimentos públicos.
Assim, a saúde eprevenção de doenças é um papel de todos surgindo tanto à necessidade do Estado fornecer educação e informação para a população- seja por folhetos educativos ou palestras- quanto à de se investir em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sa de direito de todos e dever do Estado
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!