Uma revolução perdida: a história do socialismo soviético

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Artes, Humanidades e Letras
Curso de História
Laboratório de História Contemporânea
Docente: Lucileide Cardoso
Discente: Alan Félix da Paixão dos Santos

Referência: HOBSBAWM, Eric. “A revolução mundial”. In. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Uma revoluçãoperdida: a história do socialismo soviético. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1997.

O texto de Eric Hobsbawm compreende a Revolução Russa como processo decorrente da “guerra total”, emergindo na primeira guerra e expressando o seu apogeu na segunda guerra. O socialismo nesse contexto histórico caracteriza-se como uma alternativa ao capitalismo e suas crises econômicas. Desta forma, osefeitos da Revolução Bolchevique repercutiram mais que da Revolução Francesa.
A Revolução Russa configurava-se como uma contradição por ter acontecido num país de predominância camponesa, opondo-se a idéia marxista de uma revolução socialista realizada apenas por proletariados. Questionando a incapacidade dos russos em promover algum tipo de revolução tanto de caráter burguês quanto marxista, oautor responde a tal posicionamento com o argumento do estabelecimento de um movimento anti-guerra. Esse movimento traria estabilidade social, política, diplomática e econômica.
Lênin organizou os anseios da população, agrupando a vontade coletiva no projeto de governo socialista, desta forma, assumindo o governo provisório devido à incapacidade da população russa. A consolidação e expansão dopoder revolucionário socialista se estabelece.
A concepção de Hobsbawm é que a Revolução tomasse proporções mundiais, que essa vontade estava expressa em Lênin, contudo esse processo expansionista engessado por causa do isolamento russo. Porém, o caráter ideológico da Revolução teve repercussão mundial influenciando outras Revoluções. O medo vermelho incitou uma política de contenção do avançosocialista no mundo pelos países capitalista.
Hobsbawm demonstra que a Revolução estava cimentada na Rússia, então o Lênin estabeleceu um avanço da política vermelha para o Oriente devido à resistência estabelecida no Ocidente.
O fracasso estabelecido na política de expansão tanto para o Ocidente e Oriente, o socialismo representava para a esquerda a força capaz de combater e exterminar ocapitalismo. Desta maneira, a idéia de revolução estabelecida pela ortodoxia compreendia a política militarista do processo revolucionário. A partir desta lógica, o autor dialoga com o movimento de guerrilha como mecanismo para obter a revolução.
Eric Hobsbawm comenta a importância da Segunda Guerra para estabelecimento da Grande Pátria Socialista como potência mundial, decorrente da ação militar contra oNazismo, ou seja, a salvadora do mundo capitalista.
O texto de Daniel Aarão complementa algumas lacunas existe no texto de Hobsbawm explicando de maneira sofistica e minuciosa os bastidores da expansão e consolidação do socialismo soviético, compreendendo as relações empreendidas pelo PCUS.
Apresentando no capitulo “A revolução pelo alto”, o autor propõe discutir a consolidação do socialismoatravés da política econômica estabelecida por Stalin. Iniciada no processo de estatização da sociedade a economia é controlada pelo pode político. Através da coletivização da terra (fazendas estatais e cooperativas) e a industrialização acelerada a economia socialista.
Com a implementação da coletivização da terra resultou numa onda de insatisfação popular, que desenvolveu mecanismos deresistência, porém controlada pela coerção do Estado. Os kulaks (proprietários de terras privadas) foram acusados pelo Estado de traidores, sendo obrigado a trabalhar nas organizações coletivas de produção. Qualquer resistência resultava no massacre da população.
O processo de nivelamento social gerou uma expropriação e deportação maciça de pessoas. Esta pratica é intensificada pelo governo para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • socialismo soviético
  • Socialismo soviético
  • Tema: o socialismo soviético
  • socialismo e estado sovietico
  • AS REVOLUÇÕES RUSSAS E O SOCIALISMO SOVIÉTICO
  • A historia perdida
  • História socialismo
  • História do socialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!