uma resenha sobre irandé por Mirella

963 palavras 4 páginas
Resenha
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo:
Parábola Editorial, 2003.
Aula de Português: encontro e interação, de Irandé Antunes, é uma obra que oferece uma nova proposta pedagógica para o ensino de língua materna.
A autora, que é doutora em linguística pela Universidade Clássica de Lisboa, introduz novas diretrizes para o ensino de língua portuguesa, em que seu objetivo é chamar a atenção dos professores sobre as práticas escolares tradicionais.
A obra encontra-se dividida em seis capítulos, distribuídos da seguinte forma: capítulo 1: Refletindo sobre a prática da aula de português; capítulo 2:
Assumindo a dimensão interacional da linguagem; capítulo 3: Repensando o objeto de ensino de uma aula de português; capítulo 4: Redimensionando a avaliação; capítulo 5: Conquistando autonomia; capítulo 6: Fechando, por enquanto.
Trata-se de uma obra com uma linguagem clara e precisa que em cada capítulo a autora mostra a teoria junto com a prática, e de como é fundamental os professores compreender que esses dois itens estão interligados, e que um depende do outro para desenvolver trabalhos na leitura, na escrita, nas aulas de gramática e nas reflexões sobre a língua propondo, assim, uma atividade de encontro e interação entre o ensino do português e o ensino da língua.
Logo no primeiro capítulo existe uma análise de como as aulas de português são mecânicas em relação à oralidade, a escrita, a leitura e a gramática, pois a didática dos professores encontra-se totalmente inadequada e que os métodos utilizados não concentram-se em ensinar a língua e seu funcionamento, mas apenas explorar o ensino de uma gramática que, segundo Antunes, é “uma gramática, fragmentada, de frases inventadas, da palavra e da frase isoladas, sem sujeitos interlocutores, sem contexto, sem função: frases feitas para servir de lição, para virar exercício;”( p.31). Diante disso, percebe-se que a escola faz uso de uma gramática totalmente

Relacionados