UMA REFLEXÃO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

Páginas: 7 (1591 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013

UMA REFLEXÃO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

O mundo moderno estava se tornando cada vez mais interligado e complexo; as pessoas estavam começando a conscientizar-se de um choque de pensamentos e ideologias que rondavam o mundo. Então, a sociologia surge como ciência no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para os novos desafios da modernidade. Os sociólogos almejavam entender oque mantinha os grupos sociais unidos, e desenvolviam maneiras para que não houvesse desintegração social.

Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia por tê-la batizado - da palavra latin socius (associação) e o grego lógus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia. No entanto, foi apenas no final do século XIX que asociologia apareceu como disciplina e ganhou status de ciência, com o francês Émile Durkheim. O surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação do capitalismo na sociedade, representando a elaboração de um conjunto de pensadores. É necessário que haja um estudo histórico para que se entenda a origem e os objetivos dadisciplina.

A INFLUÊNCIA DO RENASCIMENTO

O Renascimento é um período compreendido como a ruptura do mundo medieval e advento do capitalismo moderno. Nele, o conhecimento deixa de ser encarado como uma revelação resultante da contemplação e da fé, para ser uma decorrência da indagação racional e dessa forma iluminar-se-ia o mundo. Nesse cenário, ao lado de outros movimentos de transformaçãoque ocorreram na Europa Ocidental a partir de meados do século XIV com o iluminismo, o ser humano passa a ser o centro da sua própria história e da sua humanidade. Além disso, o pensamento científico aproxima-se cada vez mais do cotidiano da sociedade e é enfatizado o interesse pelo entendimento da vida social. Por este motivo, o século XVIII é reconhecido como o século da ilustração, momento emque vigora o otimismo no poder da razão e a sociedade começa a conhecer o progresso por meio da observação e da experimentação racional. O pensamento iluminista foi adotado pela burguesia que, em plena ascensão, estava interessada em assumir o poder político para, assim, expandir seu poder comercial.

Novos valores, sentimentos e atitudes passaram a reger a vida e comportamento social.Diferentemente do homem medieval (espiritualista e contido), o homem moderno detém um pensamento de buscar a satisfação de suas necessidades de forma individual. O lucro se torna a finalidade imediata do capitalismo – valorização de trocas comerciais -, daí a necessidade de aprimorar os mecanismos de produção. Nessas condições, incentiva-se a pesquisa científica e se disseminam atitudes de planejamento eracionalidade que, aos poucos, inserem-se na produção e no restante da vida cotidiana.

A SOCIEDADE INTELIGÍVEL

A curiosidade científica se dirige para compreender sociedade – desta vez sobre base do individualismo e da laicidade estimulados no Renascimento -, que passa a ser vista como uma realidade inusitada, sobre a qual interferem os homens como agentes. Os filósofos da ilustração procuramentender a sociedade como um organismo vivo, composto de partes interdependentes, cada uma delas com suas características e necessidades. Desse exercício de discernimento resultou também a compreensão de diferentes instâncias da vida social – as relações políticas, jurídicas e sociais.

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA DERIVADA DE REVOLUÇÕES

A tentativa de compreender a sociedade e suas relaçõessociais sempre foi uma preocupação de autores, filósofos e pensadores. No entanto, após as revoluções burguesas do século XVIII, essa necessidade tomou-se uma obrigação inevitável. A revolução Industrial e Francesa abalou definitivamente as estruturas da Europa, mudando suas concepções e práticas da vida social, econômica, filosófica e política.

O nascimento da sociologia ocorreu numa época em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surgimento da sociologia
  • Sociologia o surgimento
  • O surgimento da sociologia
  • Surgimento da sociologia
  • Surgimento a sociologia
  • O surgimento da sociologia
  • Surgimento da Sociologia
  • Surgimento da sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!