Uma realidade social alenada

360 palavras 2 páginas
“UMA REALIDADE SOCIAL ALIENADA”

Na sociedade atual, grande parte das pessoas trabalha para sobreviver e atingir níveis específicos de satisfação. Enquanto isso, a forma de organização da sociedade para produzir seus bens materiais, ou seja, a organização do trabalho vai exercer forte influência sobre como as pessoas pensam.

O homem passa a organizar o seu cotidiano a partir da sua jornada de trabalho. O trabalho, porém não é uma atividade espontânea, é a atividade de outro com a perda de si mesmo. Influenciado por elementos construídos ao longo dos séculos, o homem se tornou um ser alienado. Esses elementos de alienação são distintos, mas em geral são ferramentas para manter a alienação do povo em geral. Serviriam de exemplo as igrejas, os jornais e telenovelas, assim como a indústria cultural do século XXI.

A sociedade então se torna amplamente alienada, de maneira que seus indivíduos perdem a capacidade de pensar e agir por si mesmo. É a sociedade já instituída que determina suas ações e pensamentos. É nessa sociedade que a exploração em massa do sujeito vai delimitando sua especialidade, tornando o passivo, cego de questionamentos das instituições que o cercam.

Vivem apenas na busca de satisfação de necessidades básicas. Importa-se apenas com o que dizer, fazer ou ter, mas raramente conseguem ser. Alguns vivem apenas para gastar o que ganham, consumindo até o que não precisam apenas para ter, não se preocupando com um sentido mais amplo da vida. São pessoas que encontramos depois de um longo tempo e tudo permanece como antes, não se evoluiu.

Dessa maneira o individuo perde sua identidade faz um trabalho forçado, vive em situação de dependência, na qual a produção é dividida em vários momentos e o trabalhador conhece apenas um destes, sendo assim é um trabalhador alienado.
Somos chamados de alienados a partir do momento em que não temos conhecimento de um todo, ou seja, neste caso do trabalho, o conhecimento de toda a produção, só se conhece

Relacionados