Uma proposta de construção do conhecimento

Páginas: 10 (2347 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO:
ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA PROPOSTA DE
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Acadêmicas:
Franciele Druzian

Santa Maria

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3
1. UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃODO CONHECIMENTO .............. 5
CONCLUSÃO .............................................................................................. 12
OBRAS CONSULTADAS ..................... ...................................................... 15



INTRODUÇÃO

Atualmente estamos inseridos num tempo paradoxal. Ao mesmo tempo que ocorrem mudançasproduzidas pela globalização, a sociedade de consumo e a sociedade de informação, nos encontramos parados na impossibilidade política de uma transformação social radical. Vivemos, de fato, num tempo de conflito e de repetição.

Este atual momento histórico, caracteriza-se pelo surgimento de novos paradigmas educacionais, o paradigma da comunicação, da linguagem, o qual impõe novas exigências para oprocesso educacional e, em particular, para a educação escolarizada.

É dentro deste contexto, que a escola se encontra concebida e que nós educadores estamos inseridos. Frente a isto, foi realizada uma observação em uma escola de zona rural, com intuito de verificar como se dava o processo de construção do conhecimento, bem como a apresentação de uma proposta para uma mudança no modo como éconcebida esta questão.
Numa escola cada vez mais pluralista, a escola se confronta com as novas exigências da cidadania e a busca de uma nova identidade. O ideal dessa educação é o oposto de uma educação que vise moldar e adaptar os alunos à sociedade vigente, ou seja, deve fundar-se numa filosofia educacional que estimula a capacidade de reflexão, crítica e criação, formando cidadãos capazesde conhecer e adaptar a sociedade a valores e necessidades de um novo tipo de vida coletiva, justa e igualitária.

Assumimos então, que a educação é um meio de favorecer a compreensão e a transformação social, o que vem significar que qualquer atividade educativa realizada na escola ou fora dela não pode resumir-se a uma simples transmissão de informação, nem a um mero predomínio dastécnicas instrumentais, nem a uma simples aplicação de treinos. Ela deve almejar a um processo compreensivo, que parta da descoberta e da construção, buscando uma nova cultura escolar, regulada pela compreensão, pelo respeito as diferenças, baseado na participação ativa e democrática dos alunos na vida escolar.

1. UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

O conceito de educação temmudado no transcurso das diferentes épocas históricas. Em nossos dias, a educação e a cultura se completam uma na transmissão da outra. Não devemos tomar o ser humano como ser individual, ele se completa na medida em que se relaciona com os outros seres humanos, com a natureza, enfim com todos aqueles elementos que o fazem um ser social. Neste contexto, o processo educativo é realizado de diversasformas, na família, na rua, na escola. Através de todos os contatos com os outros indivíduos e o mundo a nossa volta.

Partindo da idéia anterior, observou-se a realidade de uma escola rural, localizada no município de Restinga Sêca, que atende alunos de classe media/baixa, filhos, alguns, de pais analfabetos e outros com acesso aos mais variados meios de comunicação.

Podemosmencionar que alguns professores apesar de possuírem um discurso voltado para a construção do conhecimento ainda agem de forma contraditória, pois:

* Preocupam-se somente com o conteúdo a ser ensinado, esquecendo que o aluno é um sujeito afetivo e cognitivo, que traz conhecimentos de casa e que gostaria de compartilhar;
* Não conseguem ver o “erro” do aluno como parte do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CHATTERBOTS – UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE BASES DE CONHECIMENTO
  • Workshop: uma proposta didática na construção do conhecimento químico
  • MÉTODO FOTOCOMPARATIVO: uma proposta de construção do conhecimento geográfico no ensino...
  • A construçao do conhecimento
  • Construção do conhecimento
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • Construção do Conhecimento
  • Construção do Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!