uma pasagem ao Maiombe, projecto de educação Ambiental

5678 palavras 23 páginas
INTRODUÇÃO
O comportamento social da espécie humana atingiu ao seu extremo com a construção de cidades, onde o acesso a bens e serviços é facilitado pela sua disponibilidade e por vias de transporte mis eficazes do que existentes em meio rural. As cidades, são sistemas dinâmicos, comparáveis a ecossistemas naturais, com os seus fluxos de entrada e saída de matéria e energia e com uma complexa rede relações entre os seus diferentes componentes. O desenvolvimento demográfico resultou no seu crescimento desregrado e subsequente degradação ambiental e social, as alterações da qualidade do meio urbano manifesta-se de diferentes formas. As constantes mudanças que a província, o país ou a natureza está sujeita, ainda que vantajosas, exige um planeamento adequado, com um elevado nível de proteção, de forma a garantir que tenham um desenvolvimento sustentável.
A ecologia é a ciência que se encarrega em estudar as relações que se estabelecem entre os seres vivos e o meio ambiente, isto implica que ela não se baseia apenas no estudo dos seres vivos, mas engloba o estudo tanto do espaço geofísico onde habitam os seres vivos incluindo a ação humana nos ecossistemas. O ambiente é um todo, quer dizer, que inclui um conjunto de tudo que a natureza possui e que precisa estar em equilíbrio. O homem faz o uso da natureza buscando satisfazer as suas necessidades com vista ao seu bem-estar.
A província de cabinda e arredores, envolve uma biodiversidade surpreendente compondo a famosa e densa floresta tropical do Maiombe, com o tempo devido dos fatores antropogénicos, ela vai diminuindo a sua composição és uma questão preocupante para os que dela fazem um lindo lar e uma fonte de sobrevivência.
Para virar o curso das condições ambientais é preciso de que as pessoas desde os mis pequenos tomem consciência e dê as suas mãos para a salvação do planeta. A formação ecológica e a educação para o ambiente adquirem assim uma importância significativa no pleno exercício da cidadania e no

Relacionados