UMA OBSERVA O SOBRE A CULTURA HARE KRIHN1

605 palavras 3 páginas
UMA OBSERVAÇÃO SOBRE A CULTURA HARE KRISHNA.
Escolhemos o dia 06/10/2013, um domingo, durante a tarde. Ao chegar ao Centro Cultural Vrinda Aclimação (Um lugar onde toda a organização de eventos culturais é voltada para devotos de Krishna e/ou admiradores da cultura Indiana) o que vem a chamar nossa atenção primeiramente é a arquitetura, as estatuas, o ambiente em si, monumentos que nós levam a perceber o quanto fazer referencias a própria fé desse grupo é importante para os mesmos. Logo na entrada encontramos uma estatua de Brahma (Um Deus Hindu) que o grupo acredita “purificar” o local, por isso fica na entrada.
No segundo momento, quando adentramos ao local o que se tornou notável foi a recepção entre os devotos , uma pessoa que chegou ao mesmo instante que nós (um devoto), havia trazido frutas para entregar aos outros como forma de “saudação”. Para com os nãos devotos à recepção foi calorosa, logo ao chegarmos às pessoas já pronunciam como empolgação: Hare Krishna!
Ao adentrar ao local, foi pedido que retirássemos os sapatos e que ficássemos preferencialmente descalços. Essa situação nós chamou a atenção para o fato daquelas pessoas prezarem pelo conforto e a sensação de se sentir “em casa”.
Outro fato que chamou muito a nossa atenção logo de inicio são as vestimentas e adornos dos devotos, tudo bem característico a cultura Indiana. Os monges usam panos de cor laranja, as monjas usam de cor branca, monjas não usam nenhuma pintura facial, já as outras mulheres abusam de desenhos faciais típicos daquela sociedade. Alguns homens também fazem uso de desenhos na face.
De objetos de adornos percebemos que todos os que eram devotos usavam um colar de madeira idêntico. Perguntando qual era o significado do objeto, foi respondido: “É feito da arvore de Tulasi, uma deusa”.
As mulheres usavam um enfeite na testa, o “Terceiro Olho”, uma pedra brilhante, que representa um estado de evolução em que se pode enxergar as coisas espirituais.
Outro aspecto que merece destaque

Relacionados