Uma nova matemática para uma nova economia

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 1 de junho de 2012
UMA NOVA MATEMÁTICA PARA UMA NOVA ECONOMIA
Alan M. Webber



Palavras-chaves: contabilidade; ativos; conhecimento; intangíveis.



O texto aborda o tema da contabilidade e maneira como deveretratar os ativos intangíveis, que são idéias, marcas, métodos de trabalho e franquia. Como a contabilidade é um sistema antigo que não teve atualizações não apresenta uma forma “correta” pararepresentar tais ativos que fazem parte de uma nova economia.

O professor de contabilidade Baruch Lev argumenta que o método desatualizado da contabilidade e dos relatórios financeiros não seriam 100%confiáveis para avaliar os ativos intangíveis, e por tal motivo a tomada de decisões pelos gestores poderia ser afetada.
Considerando-se que um ativo é um recurso com potencialidade de gerarbenefícios futuros para a empresa, o ativo intangível seria o recurso que gera benefício para a empresa, mas que não pode ser “tocado”, como exemplo, patentes, softwares, conhecimento, imagem, entre outros.
Epor não conseguir mensurar e não ter segurança do seu retorno para a empresa apresenta a dificuldade em contabilizar nos relatórios gerenciais; e, por sua vez, são apontadas as falhas. Uma vez que acontabilidade segue o princípio de comparação, e nesses casos não há a equivalência entre receita e despesa, o valor apresentado não refletirá a realidade, podendo subestimar ou superestimar o seuvalor de mercado.
Para solucionar o problema, o professor Lev sugere opções, sendo o aperfeiçoamento do sistema contábil ou a criação de contas paralelas ou ainda uma proposta pessoal chamada de“lucros normalizados”, que considera lucros passados e futuros.
Os ativos intangíveis são de grande importância para as empresas, principalmente as de tecnologia, já que eles a valorizam; e deve sermensurado corretamente, pois caso contrário, empresas que possuem altos ativos intangíveis podem não reconhecer este valor e apresentar perdas significativas.

Presumindo que a contabilidade é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nova Econômia
  • A nova economia
  • A nova economia
  • Nova economia
  • A nova economia
  • A Nova Economia
  • a nova economia
  • A nova economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!