UMA NOVA MANEIRA DE FAZER JORNALISMO

2812 palavras 12 páginas
UMA NOVA MANEIRA DE FAZER JORNALISMO
Daniele Jaqueline Lopes dos Santos

Introdução
Estamos vivendo aquilo que se define como sociedade da informação e do conhecimento, na qual a informação e o conhecimento têm valor. O jornalista é visto como um profissional que é capaz de transitar nesse universo e fazer com que ele se torne compreensível para a sociedade.
O uso do jornalismo tem como objetivo levar a informação, através do comprometimento ético. As funções do jornalista são noticiar os fatos, informar a verdade para o público, retratar e informar o que acontece no mundo, apresentar matérias que as pessoas queiram ler. Usando dos meios de comunicação.
Nesse estudo nos caberá analisar, num primeiro momento, os principais gêneros jornalísticos, dando ênfase ao New-journalism ou Novo Jornalismo, apresentando seus influenciadores e características.
No segundo momento é apresentada a análise do livro A Sangue Frio do escritor
Truman Capote, mostrando as fortes características literárias junto com jornalismo objetivo. Também é analisado o Programa Profissão Repórter, com o intuito de mostrar que é fácil fazer o Novo Jornalismo em qualquer meio de comunicação, inclusive através do uso da televisão.
E por último, mas não menos importante, foi feito novamente uma análise, só que desta vez, com o objetivo de entender o porquê do novo gênero literário não ser usado em jornais de cidades pequenas. Mais precisamente no município de Panambi no estado do Rio Grande do Sul.

Definição dos Principais Gêneros Jornalísticos
O jornalismo surgiu com o objetivo de informar as pessoas, levando notícias através de vários meios de comunicação: o rádio, a televisão e o jornal impresso, e atualmente também através da internet.
O jornalismo é dividido em gêneros: jornalismo informativo, jornalismo interpretativo, jornalismo opinativo, o new-journalism e fait-divers.
O jornalismo informativo é aquele usado para informar o leitor, telespectador ou ouvinte. Têm

Relacionados

  • Guia
    12428 palavras | 50 páginas