Uma nova história

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
Uma nova história

Em todas as épocas da história da humanidade pode-se observar o preconceito racial e social, e também a predominância do valor do capital em detrimento dasolidariedade. Os livros de história revelam alguns períodos tristes – senão vergonhosos – da trajetória humana, onde era comum tratar seres humanos como animais por causa da cor da sua pele. Eramtempos de escravidão.
No Brasil, a abolição da escravatura se deu em 1888 e mesmo após esse feito, os negros não foram tratados com igualdade, embora, a Constituição Federal de1988, no seu artigo 5º diga que “todos são iguais perante a lei, sem distinção...”. Palavras bonitas, letras mortas. As estatísticas de órgãos oficiais corroboram o que se vê na realidade: Os negros sãodiscriminados. Seja na educação, no emprego, no salário, os números são sempre desfavoráveis para eles.
Quando se trata de gênero, a mulher é sem dúvida discriminada emrelação ao homem. Se for mulher e negra, agrava mais ainda sua situação. Ainda há na sociedade, mesmo que não seja unânime, o pensamento de que a mulher é um ser inferior. Cargos inferiores e salário maisbaixo na mesma função são formas discriminatórias com o sexo feminino. Contudo, houve um grande avanço na posição da mulher no que se refere a direitos individuais e também na qualificação profissional.Dentro de um contexto social profundamente desigual e injusto, negros, mulheres e pobres são tratados como peças. É o capitalismo. E neste sistema, onde o que impera é oconsumismo, dá a impressão que as classes desfavorecidas são “consumidas” pelos que detém o capital. Sobram apenas restos, migalhas e a indignidade humana para uma maioria de subempregados, subnutridos,subdesenvolvidos.
A solidariedade e a compaixão andam esquecidas. Há que se repensar os valores existentes na sociedade atual. Não basta somente lutar contra o preconceito e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nova História
  • Nova História
  • História nova
  • A Nova história.
  • UMA NOVA HISTORIA
  • NOva Historia
  • historia nova
  • Uma nova História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!