Uma nova administração pública: porque precisamos?

Páginas: 18 (4380 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PORQUE PRECISAMOS?

Cíntia Magalhães Almeida[1]
Samuel Leite Castelo[2]

RESUMO

O objetivo geral deste trabalho consiste em revelar a evolução do papel da Administração Pública, por meio de uma análise da evolução histórica da Administração Pública e o seu paralelo com fatos ou eventos históricos no Brasil e no mundo. Através de pesquisa bibliográfica eexploratória, evidenciou-se em que nível se encontra as discussões ou reflexões quanto à relevância e a necessidade da implantação de um novo modelo de Administração Pública. Este trabalho foi abalizado no preceito de que as empresas públicas devem manter-se na busca incessante pela qualidade, eficiência, eficácia e impessoalidade, sempre com o objetivo de atender a sociedade em sua totalidade,proporcionando bem-estar em compatibilidade com a política fiscal.

PALAVRAS-CHAVE: reforma da administração pública. modelo patrimonialista. modelo burocrático. administração pública gerencial.

ABSTRACT

The aim of this study is to reveal the changing role of Public Administration, through an analysis of the historical evolution of public administration and its parallel with facts orhistorical events in Brazil and worldwide. Through literature search and exploratory, it was evident that it is level discussions or thoughts about the relevance and necessity of implementing a new model of public administration. This work was authoritative on the precept that public companies must keep in constant search for quality, efficiency, effectiveness and impartiality, always with the objective ofserving the society in its entirety, providing welfare to be compatible with fiscal policy.

KEYWORDS: public administration reform. patrimonial model. bureaucratic model. public management.
1 INTRODUÇÃO

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Charles Darwin (Teoria da Evolução das Espécies - 1859).
Com estacélebre frase, idealizamos superficialmente o que nos propomos a pesquisar neste trabalho.
Podemos colaborar com essa afirmação, se observarmos as mudanças ocorridas no mundo atual, tomando como exemplo a globalização, a revolução das tecnologias de informação (TI) e as revoluções políticas, que trouxeram muitas transformações culturais, econômicas, políticas e principalmente na mentalidadedas pessoas. Tomando por base, os modelos da Administração que surgiram ao longo dos anos, a falta de flexibilidade os tornou defasados e assim progressivamente foi surgindo à necessidade de novos, mas claro, sempre com algumas relutâncias ao novo e certa coexistência do modelo anterior, mas as reformas administrativas, incentivadas e inspiradas pelo setor privado, foram necessárias e inevitáveisde acordo com a evolução das coisas.
Com a Era da Informação (também conhecida como Era Digital), que se iniciou após a Era Industrial, na década de 80, basicamente, o trabalho se tornou muito divergente daquela forma mecânica como era realizado. O aprendizado se tornou cada dia mais importante e a qualificação era indispensável ao profissional. O mundo ficava cada vez mais dinâmico e oconhecimento se torna tão importante quanto o patrimônio adquirido de antigamente. (Artigo Administração e Era da informação – 14.01.2009)
A Informação trouxe mudanças de pensamento, hábitos e costumes, consequentemente, as leis sofrem alterações para se adequar a esse novo modo de pensar da sociedade e a gestão pública se torna cada dia mais complexa e dinâmica também. (ArtigoAdministração e Era da informação – 14.01.2009)
O objetivo geral deste trabalho consiste em revelar a evolução do papel da Administração Pública, por meio de uma análise da evolução histórica da Administração Pública em paralelo com fatos ou eventos históricos no Brasil e no mundo. Bem como, discutir sobre a relevância e a necessidade da implantação de um novo modelo de Administração, sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A nova administração publica
  • novas figuras da administração pública
  • Novas propostas na administração pública
  • Nova administração pública (cartilha)
  • Nova administração publica
  • novas figuras da administração pública
  • RESENHA CRÍTICA – Para Uma Nova Administração Pública no Brasil
  • Porque não precisamos guardar o Sábado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!