Uma leitura da produção textual do aluno jovem e adulto em escola pública do estado de alagoas: alguns resultados.

Páginas: 9 (2154 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
UMA LEITURA DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO JOVEM E ADULTO EM ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS: ALGUNS RESULTADOS.



Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal mostrar como acontece a produção textual em aulas de Língua Portuguesa, em escola da rede pública do Estado de Alagoas. Tem como fundamentação teórica, os dados de FREIRE (1982), MARCUSCHI (2008), HOFFMANN (1991), dentreoutros. Caminha pelos estudos da linha qualitativa por entender que a análise se dá em processo, embora se sirva da recorrência de dados quantitativos no uso das categorias de análise. Esta aponta para uma junção entre a concepção de língua e a postura do docente em sala de aula, assim explicado: se o docente for caracterizado com normas tradicionais, poderá sua concepção de língua ser pautada pelosestudos greco-latinos. No entanto, há momentos em que o docente circula nas diversas tendências pedagógicas. A grande relevância da pesquisa se dá porque envolve alunos da área de Letras e Pedagogia, prometendo ser uma contribuição para um estudo das duas áreas.

Palavras-chave: tendências pedagógicas; produção textual; educação de jovens e adultos.

Abstract: This work has as main objective toshow how the text production happens in Portuguese classes, in public school in the State of Alagoas. Its theoretical foundation, the data of FREIRE (1982), MARCUSCHI (2008), among others. Passes by studies on qualitative analysis because understand that the analysis occurs in process, although it serves the recurrence of the use of quantitative data analysis categories. This points to a junctionbetween the conception of language and attitude of teachers in the classroom, thus explained: if the teacher is featured with traditional norms, his conception of language can be guided by the greco-latin studies. However, there are times when the teacher circulates in various pedagogical trends. The great relevance of this research is because it involves students of Literature and Pedagogy,promising to be a contribution to a study of two areas.

Keywords: educational trends; textual production, education youth and adults.

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

As considerações para este artigo configuram-se como uma pesquisa ainda em andamento e cujo objetivo geral é mostrar como acontece a produção textual em aulas de língua portuguesa, no ensino médio, numa escola da rede pública do Estadode Alagoas.
Surge como enfoque a necessidade de se aprofundar a pesquisa com os objetivos específicos, quais sejam: 1) escolher dentre as escolas do ensino a de escola de jovem e adulto, aleatoriamente; 2) proceder à autorização da pesquisa mediante consentimento do corpo discente e docente; 3) observar, através de filmagens, os momentos de interação (interatividade) para análise; 4)identificar método usado pelo professor; 5) fazer um paralelo entre os diversos marcos teóricos no que diz respeito à produção textual.
A análise sobre o estudo relacionado ao ensino e à aprendizagem de produção textual se dá pela compreensão de como é a relação entre a sociedade e a linguagem, pois essa junção é primordial para entender tais práticas em diferentes núcleos sociais. Segundo MARCUSCHI(2008), a compreensão textual é um processo desenvolvido coletivamente, no ambiente em que o indivíduo está inserido. Para ele, a língua é um fenômeno cultural, histórico, social e cognitivo que varia ao longo do tempo e de acordo com os falantes.

2. LINHAS TEÓRICAS

Tomando por base a produção textual do aluno jovem e adulto, foram feitas análises no que diz respeito ao letramento, àstendências pedagógicas e de como se dá o ensino e a aprendizagem. Diante disso, FREIRE (1982, p. 21) defende sua concepção de alfabetização “como um ato político e um ato de conhecimento, por isso mesmo como um ato criador [...]. Enquanto de conhecimento e ato criador, o processo de alfabetização tem, no alfabetizando o seu sujeito”. Esse pensamento tem por objetivo converter os alfabetizandos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!