UMA LEITURA DA ESCOLA “POR FORA”

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014


UNIVERSIDADE DE UBERABA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA




UMA LEITURA DA ESCOLA “POR FORA”














Atividade 1
a) nome da escola?
Escola Aldy Soares Merçon Vargas
b) data da fundação?
1984
c)número de alunos ?
803
d)níveis de ensino que oferece?
Ensino fundamental e Médio
e)localização? Centro da cidade o terreno e murado e com grama , o prédio e dedois andares todo terminado .
f)tipo de bairro? Urbano com lojas lanchonetes bares a praça central da cidade , câmara dos vereadores, fórum municipal e ginásio poliesportivo .
g)infraestrutura ? A escola e atendida por todos os quesitos necessários como pavimentação , eletricidade agua potável ,saneamento básico .
h) tipos de moradia? Residencial
i)reflexos da escola na comunidade? Festados formandos do Ensino médio ,apresentação teatrais ,doação do ginásio para eventos .
j)participação da comunidade na escola? Conselho de pais participativos e trabalho voluntariam.
k)presença dos conceitos científicos estudados no cotidiano da escola? Projeto como arte rupestre, gincana matemática, entre outros.


Atividade 2
A pesquisa foi baseada na escola Estadual Ensino Fundamental eMédio Aldy Soares Merçon Vargas que foi fundada em 1983, hoje ela atende 803 alunos em três períodos matutinos vespertinos e noturnos com os seguintes cursos fundamental, médio e educação de jovens e adultos 1,2e3 e cursos técnicos profissionalizantes.
O espaço físico da escola esta localizada no centro da cidade tendo ao redor residências e apartamentos a Igreja católica matriz a praça central ealguns comércios como lanchonetes e lojas de vestuário o local conta com ponto de ônibus, água eletricidade internet e pavimentação.
A participação da escola no social e econômico do município é muito influente, pois á nesta instituição a tradição de festas. E á ainda parcerias com Igrejas prefeituras grupos de capoeiras e teatrais entre outros auxiliando com espaços para a execução de projetosfeira e encontros quando também em organização mostrando seu poder de produção cultural.
O reflexo desta escola na cidade é notório, pois esta é o coração acadêmico e intelectual do município por onde passa todos os que buscam um melhor futuro.












Significado e objetivos das siglas, projetos.

Fundescola: O Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola). Tem por objetivopromover um conjunto de ações para a melhoria da qualidade das escolas do ensino fundamental, ampliando a permanência das crianças nas escolas públicas, assim como a escolaridade nessas regiões do país.  .
FUNDEB: - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da EducaçãoBásica e de Valorização dos Profissionais da Educação: designado a atender toda a educação básica, da creche ao ensino médio. 
Salário- educação: O salário-educação, instituído em 1964, é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública. Também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada àeducação básica. 
Fundef: O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) é um Fundo de natureza contábil que tem como objetivo a redistribuição de recursos destinados ao ensino fundamental.
Pnae: O Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica – PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem,o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Pnate: O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE - O PNATE tem como objetivo garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura na escola
  • Leitura na escola
  • Leitura na escola
  • Uma leitura da escola por fora
  • leitura na escola
  • Leitura na escola
  • leitura na escola
  • Leitura na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!