Uma Justiça além da justiça? As escolhas de Creonte e Antígona.

Páginas: 3 (705 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
Os textos clássicos de autores memoráveis quais Platão, Aristóteles e outros que dialogaram com a filosofia e a justiça, acertam as contas com o teor realístico apresentado por Sófocles nas tortuosaslinhas de Antígona. Dramas, prantos e tensões são alguns dos ingredientes que formam as variáveis receitas de justiça. Quantas vezes perguntamos acerca da injustiça provocada pela lei? O textopositivo parece deixar lacunas vazias. Permanece um sentimento de justiça que não foi devidamente preenchido. A utopia de uma justiça perfeita se esvai e cede lugar a uma justiça possível. Experimenta-seque lei e justiça não são necessariamente sinônimos. A justiça que está no texto da lei evoca anseios de justiça que o precedem e o superam. Há uma hermenêutica natural que oxigena o texto legal paramantê-lo vivo e atual.
O que seria a ciência despida das fantasias nutridas sob o firmamento das incertezas? O fenômeno jurídico se alimenta de sonhos. Antígona desejava somente sepultar o irmão. O quehá de errado com este desejo de honrar os próprios caros? A lei emanada por Creonte a proibia. Acusado de trair a cidade, este jovem morto (Polinice) deveria ser devorado pelos abutres para servir delição aos concidadãos. Como reagir diante desta lei de Creonte? Cabe aceitá-la ou transformá-la? Ismene, irmã de Antígona, não apenas aceitou piamente a proibição da lei, como não mediu esforços paraconvencer Antígona a desistir deste propósito. Qual o papel desempenhado por Ismene? A cidadã obediente às leis do seu tempo? A falha hermenêutica de enxergar além do texto positivado e encontrarelementos capazes de melhorá-lo? Sobre a reflexão, atividade preferida da filosofia, Ismene impôs a dura pedra sepulcral na qual permanece escrito até estes dias: “Não convém nem começar a buscar oimpossível”. (Antígona, 90)
Derivada de uma sã hermenêutica, a lei cumpre a função social de aproximar aquilo que estava distante. Atrelada ao ideológico, a lei distancia aquilo que estava próximo. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antígona e creonte
  • justiça
  • justiça
  • Justiça
  • justiça
  • Justiça
  • justiça
  • justiça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!