Uma introdução à antropologia social

Páginas: 11 (2540 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

EDEILTON MOURA MELO

ANTROPOLOGIA ORGANIZACIONAL

ILHÉUS – BAHIA
2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

EDEILTON MOURA MELO

ANTROPOLOGIA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado a professora Lorena,como
parte do crédito da matéria Antropologia Organizacional,do curso de Administração.

ILHÉUS – BAHIA
2010
RELATIVIZANDO:
Uma Introduçãoà Antropologia Social

1.0 - O Biológico e o Social
1.1 - Nesta parte desejo apenas chamar a atenção para algumas das especificidades correntes dos chamados fatores biológicos em oposição aos sociais, no intuito de demarcar um pouco melhor o objeto de estudo da Antropologia Social (ou Cultural).
1.2 - Fatores biológicos e fatores naturais são utilizados muitas vezes como sinônimos, designando o“mundo natural” como uma realidade separada e, às vezes em oposição à chamada “realidade humana” ou “social”.
1.3 - Sabemos que o natural é visto como anterior ao biológico que, por sua vez, é anterior ao social que, por sua vez é anterior ao individual.
1.4 - Também na bíblia as relações são visivelmente hierarquizadas, com a natureza existindo antes do homem e o indivíduo preexistindo àinvenção do universo social que é, permitam-me dizer, visto em todo o relato como a fonte de todos os problemas e discórdias.
1.5 - Na nossa ideologia e sistemas de valores, o homem está em oposição à natureza numa atitude que não é nada contemplativa, mas ativa. Ele visa o seu domínio e controle, o seu comando.
1.6 - De acordo com tal posição, ainda hoje defendida por muitos cientistas sociais,temos uma cadeia de processos que se passam mais ou menos assim:
1.6.1 - Primeiro Ato: A natureza hostil e ameaçadora reina absoluta
1.6.2 - Segundo Ato: Neste mundo aparece o homem.
1.6.3 - Terceiro Ato: Pelo exercício de sua Inteligência que é estimulada pelo mundo exterior hostil, o homem-como um verdadeiro empiricista no melhor estilo britânico- começa a aprender pela experiência. E assim ohomem descobre a tecnologia.
1.6.4 - Quarto Ato: Descoberto um modo de intervir na natureza, e conhecendo a magnitude e o poder destrutivo das forças naturais, o homem passa a se conhecer como fraco e solitário. Decide então agrupar-se e formar a sociedade.
1.6.5 - Quinto Ato: O homem de vê novamente obrigado, pela força da experiência negativa, a inventar as instituições. Deste modo, aagressividade engendra as leis, a política e o direito; o apetite sexual provoca a invenção da família, do incesto, do casamento e do parentesco.
1.7 - Deixando de focalizar as diferenças, inventamos uma mentalidade ecológica, segundo a qual o homem não contempla nem pensa: ele apenas reage ao ambiente natural, como uma espécie de cão de Pavlov.

1.8 - O problema sociológico nunca será resolvidoadequadamente pela visão utilitarista da cultura, mas de uma posição onde a consciência terá que ser discutida e levada em consideração.
1.9 - Antropologia Ecológica ou visão instrumentalista, utilitarista ou evolucionista da cultura e sociedade, reduz as diferenças sociais a respostas culturais, deixando de inquirir sobre a diversidade humana, ponto fundamental da perspectiva antropológica.
1.10 -Podemos, então, dizer que o biológico diz respeito ao interno, ao intrínseco, ao que não é controlado pela consciência e pelas regras inventadas ou descobertas pela sociedade. O social, entretanto, é o oposto.
1.11 - O social (e cultural) é tudo aquilo que independe da natureza interna (genética ou quadro genético) ou externa (fatores ambientais naturais). Ou seja, todos aqueles fatos que nãopodem ser razoavelmente resolvidos por estes fatores, sendo mais adequadamente tratados quando são estudados uns em relação aos outros.
1.12 - O social nesta perspectiva é muito mais um caminho amplo, com muitas direções e zonas de encontro e espaços de choque e conflito. E aqui poderia, sem nenhuma dúvida, lembrar uma elaboração de Marx freqüentemente esquecida nestes dias de sequiosa busca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relativizando uma Introdução a Antropologia Social
  • Introdução a antropologia social
  • Fichamento do texto introdução á antropologia social
  • Fichamento/ Relativizando: Uma introdução à antropologia social/ DAMATTA
  • Resumo do texto: “a antropologia no quadro das ciências”. in: relativizando: uma introdução à antropologia social
  • Introdução a Antropologia
  • Introdução a Antropologia
  • Introdução à antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!