uma historia social da mídia resumo Pg.137/Pg.187

Páginas: 18 (4449 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

Uma História Social da Mídia De Gutenberg à Internet
Pg.137/Pg.187



Telégrafos
A telegrafia foi o primeiro grande avanço da área de eletricidade, descrita em 1889 pelo primeiro-ministro britânico, o marquês de Salisbury, como "uma estranha e fascinante descoberta" que tivera influência direta na "natureza moral e intelectual e nas ações da humanidade".
e os telégrafos — aprimeira invenção elétrica do século XIX a transmitir "mensagens" públicas e privadas — estavam diretamente relacionados entre si na cabeça dele e de outras pessoas. Em um país, a Austrália, o telégrafo foi mais importante que a ferrovia. Em 1830, a população total, restrita pelo que Geoffrey Blainey chamou de "tirania da distância", não passava de meros 70 mil habitantes. Muitos anos esta foi a únicalinha férrea rentável na Austrália. A chegada de ligações a longa distância por cabo foi obviamente de enorme importância para a Austrália e a Nova Zelândia. A colocação de cabos submarinos oceânicos para telegrafia, um empreendimento gigantesco, mas difícil, teria sido impossível sem o desenvolvimento e a expansão do transporte marítimo a vapor, que teve no comércio global o seu principalestímulo. Como os canais, ferrovias e ligações oceânicas, também o telégrafo ligou mercados nacionais e internacionais, incluindo bolsas de valores e de mercadorias (algodão, trigo e peixe, por exemplo). Agências nasceram para levar as notícias através das fronteiras, a primeira delas sendo a Agência Havas, fundada em Paris em 1835. Nos Estados Unidos, Samuel Morse foi quem inventou um código de pontose traços que podia ser lido à velocidade de 40 palavras por minuto e se tornou de uso universal para transmissão telegráfica. Operadores de Morse eram uma chave, um relé e um sonoriza dor, um registrador, uma bateria e uma troca de circuito. Na verdade, a primeira mensagem telegráfica foi britânica. Feita entre Cooke e Wheatstone. A primeira fase de desenvolvimento da telegrafia na Grã-Bretanhaterminou em 1846, com a criação da Electric Telegraph Company, cinco anos antes da colocação de um cabo entre Londres e Paris. Nos Estados Unidos, o Estado foi envolvido no início, quando Morse assegurou verbas públicas para construir uma linha aérea experimental de Washington a Baltimore: a primeira mensagem famosa transmitida na linha foi "O que fez Deus". Na França, desde o princípio e pordiferentes razões, o controle das comuni-cações pelo Estado foi julgado essencial. No entanto, como a sinalização projetada pelos irmãos Chappe foi introduzida com sucesso durante a Revolução (ver p.106) — e havia mais de 4.800 quilômetros de linhas de sinais em funcionamento durante a década de 1840, todos operados pelo Ministério da Guerra.
Nos regimes europeus pré-1848, a telegrafia chegou antesda revolução; foi inevitável que, no império dos Habsburgo, Metternich, com suas políticas antiliberais, exigisse que o telégrafo estivesse sob monopólio do governo e ficasse fechado ao público, como acontecia na Prússia. Antes e depois de 1848, um país, a Bélgica, onde as linhas telegráficas, assim como as ferrovias, eram propriedade do Estado, parecia estar estabelecendo um exemplo. Em 1869,dizia-se que suas linhas tinham sido "excelentemente planejadas e constituídas a preços baixos". Com a Lei do Telégrafo de 1868, os correios realmente as compraram, junto com os negócios telegráficos das empresas ferroviárias.
As empresas ferroviárias apresentavam também um especial interesse no Parlamento, em ambas as Câmaras, e mostravam o seu poder já no início da década de 1840, quando ojovem Gladstone, então presidente do Conselho do Comércio, foi forçado a retirar uma cláusula do seu projeto de lei de regulamentação das ferrovias de 1844, dando ao governo a autorização para absorver (isto é, nacionalizar) as ferrovias que começassem a operar depois que o projeto se tornasse lei. Em 1868 foi feita uma transação financeira com as companhias telegráficas antes que os correios as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plt 187 questões pg 39
  • Resumo NBC PG 100
  • Resumo ENEQ 2014 1 Pg
  • Resumo RCNEI pg 117 A 159
  • Resumo Brucan pg 65 89
  • Resumo capítulos 1,3,4,5,6
  • História da arte
  • pg matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!