Uma história da infância da idade média à época contemporânea no ocidente colin heywood (resumo)

Páginas: 4 (755 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
UMA HISTÓRIA DA INFÂNCIA
Da Idade Média à Época Contemporânea no Ocidente
COLIN HEYWOOD
(RESUMO)

Um religioso francês afirma que a infância é o período mais desprezível depois da morte. Acriança é um ser em construção e se transforma de acordo com o tipo de sociedade e ambiente em que vive, assim permitindo seu crescimento físico e psicológico. Cada sociedade cria seu próprio significado deinfância apesar de Nicholas Turker afirmar que na grande maioria a infância é resultado das expectativas dos adultos, assim quando quer se estudar sobre infância em qualquer época, primeiro estuda-seos adultos. Os termos infância e criança apesar de relacionados são diferentes e Archard sugeriu que em diferentes épocas a sociedade teve o conceito de infância variando em sua concepções e nasidéias relacionadas ao ser criança.
Ariès em seus estudos afirmou que na Idade Média não havia sentimento de infância, pois assim que atingiam a idade de 5 a 7 anos e já estavam menos dependentes de suamães, as crianças eram jogadas no mundo dos adultos, trabalhando e exercendo sua sexualidade, eram vistos apenas como adultos em menor escala, sem qualquer reconhecimento de que precisavam de umtratamento diferenciado.
O trabalho de Ariès foi criticado por alguns historiadores, aceito como ponto de partida de estudo para outros, porém muito bem recebido por psicólogos e sociólogos. Em relação ascríticas em seu estudo iconográfico Ariès pensava que o artista daquela época retratava o que todos viam, já os críticos diziam que retratavam o status e não o que realmente estava acontecendo, jáoutros dizem que existe essa diferença por que naquela época o termo infância era diferente do significado usado hoje.
Contrapondo o trabalho de Ariès alguns historiadores mostraram indícios de que sepensavam sim nas crianças, não podendo então afirmar a ausência de sentimento de infância. A contraposição mais forte foi a averiguação de que houve uma época do período medieval em que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Pré-História, Idade Média e Idade Média
  • A idade média
  • A idade média. o nascimento do ocidente.
  • HISTORIA GERAL RESUMO A PARTIR IDADE CONTEMPORANEA
  • Infância na Idade Média
  • Resumo da história de Roma e Alta Idade Média
  • Resumo esquemático do livro " A Idade Média, Nascimento do Ocidente" de Hilário Franco Junior
  • 1EM A Idade Media Nascimento Ocidente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!