Uma ferramenta de ensino para análise de tempos nas relações de trabalho

Páginas: 15 (3573 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2012
Uma ferramenta de ensino para análise de tempos nas relações de trabalho






Resumo

O uso do tempo padrão como forma de analisar a capacidade produtiva de um sistema está inserido nos princípios e conceitos da Administração Científica, que visa aumentar os níveis de produtividade a partir da racionalização do trabalho. O ensino destes conceitos, seja em forma acadêmica ou treinamentoempresarial, também pode estar alinhado a novas diretrizes. O computador na escola ou fora dela, como forma de aprendizado, busca desenvolver potencialidades do aluno e reforça o aprendizado da classe, estimula a curiosidade, incentiva a criatividade e a busca de descobertas. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um software de caráter acadêmico, que seja baseado em conceitos de e-learning eque possibilite conduzir o usuário do sistema no processo do cálculo do tempo padrão, de forma interativa, auto-explicativa e didática por todas as etapas da determinação do mesmo. O usuário também pode contar com uma ferramenta para calcular um número de medições ideal, baseado em conceitos amostrais. O sistema aqui apresentado procura não só resolver problemas sobre tempo padrão, mas conduzir ousuário em todo o processo, desde fornecer orientações sobre a coleta até permitir a simulação de possíveis cenários.
Palavras-chave: Tempo Padrão; E-learning; Ensino de Engenharia.




1 Introdução


Este trabalho tem por objetivo desenvolver um software de caráter acadêmico, que seja baseado em conceitos de e-learning e que possibilite a realização do cálculo do tempo padrão, conduzindoo usuário de forma interativa, auto-explicativa e didática por todas as etapas da determinação do mesmo.

Este software é implementado utilizando uma ferramenta visual (Visual Basic 6.0) priorizando a simplicidade e a usabilidade, facilitando a interface com o usuário e proporcionando ao mesmo um ambiente agradável e consistente em todas as etapas do processo.

Como motivação para odesenvolvimento desse trabalho priorizaram-se as técnicas de interação com o usuário e uma ferramenta para um melhor refino estatístico do tempo padrão foi introduzida através de um recurso para o cálculo do número de amostras que deverão ser realizadas. Esses cálculos são realizados em função da média e do desvio padrão de uma pré-amostra, que deverá ser inserida no software, e do maior erro percentualdesejado.

Após a implementação do software este deverá ser testado em nível acadêmico pelos alunos da Universidade Federal de Itajubá, e em algumas empresas da região, para a avaliação do nível de interação e didática que o software apresenta ao usuário.

2 O uso do Tempo Padrão

O uso do tempo padrão como forma de analisar a capacidade produtiva de um sistema está inserido nos princípios econceitos da Administração Científica, conhecida como Teoria X, que visa aumentar os níveis de produtividade a partir da racionalização do trabalho. A idéia básica da administração científica foi baseada no entendimento de que deveria haver um método adequado de se executar uma dada tarefa, a qual deveria ser estudada de tal forma a poder ser realizada com rapidez, segurança e economia, conformedescrito pelo livro Princípios de Administração Científica de Taylor (TAYLOR, 1990), que juntamente com o casal Gilbreth e Henry Ford, é considerado um dos maiores pensadores do assunto.

Como princípios da filosofia de Taylor, destacam-se:

• os operários devem realizar durante o dia de trabalho uma produção aceitável;
• existe um método adequado para todo e qualquer trabalho;• é preciso instruir o trabalhador para que possa realizar o trabalho adequadamente;
• é preciso fixar condições para o trabalho;
• é necessário fixar um tempo padrão para o trabalho (CHIAVENATO, 1997).


Segundo Taylor (1990), em sua obra reeditada, poderá ser obtida a maior prosperidade permanente do operário, acompanhada da maior prosperidade permanente do patrão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de algumas relações de trabalho:
  • Análise de relações de trabalho
  • Análise das relações do trabalho
  • Analise tempos modernos na vida e no trabalho
  • ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO NOS TEMPOS ATUASI
  • Resumo
  • As relações entre trabalho e saúde em tempos de reestruturação produtiva
  • O método pdca como ferramenta de análise ergonômica do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!