Uma experiência de educação popular

Páginas: 7 (1517 palavras) Publicado: 30 de dezembro de 2012
A- Definição do tema e escolha do problema.
Tema: O projeto “Ler e Viver” em Santa Cruz da Serra. Uma experiência de Educação Popular?
Problema: Qual a concepção que os educadores tem sobre a Educação popular nos ambientes comunitários?


B – Definição da base teórica e conceitual

Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sócio-política que implicamdiferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente o papel da EducaçãoPopular (EJA) na escola e na aprendizagem. Assim, justifica-se o presente estudo, tendo em vista que o modo como os professores realizam o seu trabalho na escola, para uma construção de militante de seus educanos.
Como não existe um só momento de educação, ou uma única forma de se educar não se pode explicar a educaçãosimplesmente por fórmulas. As diferentes formas são aproximações que podem ser consideradas como mediação que permitem contextualizar a educação, ao menos em alguns aspectos. Por isso, as mesmas devem ser analisadas, contextualizadas e discutidas criticamente. Segundo Freire (1996, p. 41):

Uma das tarefas mais importantes da prática educativa-crítica é propiciar as condições em que os educandosem suas relações uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se como ser social e histórico como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar. Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A assunção de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a“outredade” do “não eu”, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.

A função do professor nesta tendência é de investigar o desenvolvimento da capacidade que cada aluno possui, sendo que o professor é amigo e não o conhecedor de tudo. O seu principal papel é fazer e achar fórmulas para que o aluno desenvolva o seu raciocínio. Não há lugar privilegiado para o professor; antes, seupapel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança.
A disciplina surge de uma tomada de consciência dos limites da vida grupal. O ensino se torna uma “descorberta” desconhecida, aos alunos cabe a função de desvendar os seus mistérios e desafios. A motivação depende de como eles levantam os problemas a serem resolvidos por eles mesmos. Dessa forma a aula se torna sempre uma buscapelo de novo, sempre está visando a novas descobertas dos alunos.
Na educação popular se trabalha com 5 esferas sociais. Elas tem o papel na formação civil de seus educandos e educadores, como esferas de organização e de ordem históricas.
Elas estão presentes na lutas e na articulaçao dos movimentos brasileiros :

1. A primeira esfera social – Historicamente a primeira esfera foi a esferapastoral. Foram as Comunidades de Base que, primeiro, se reorganizaram no mundo popular brasileiro, no pós-64.
Havia grupos de esquerda, uns na luta armada, outros não. Mas todos, na nossa avaliação, com perfil elitista. Mesmo que tivessem a presença de camponeses e operários, a concepção e desempenho revelavam um perfil elitista. Durante a luta armada tinha-se coragem, armas, dinheiro,ideologia, concepção estratégica, só faltava um detalhe: apoio popular. Só que esse detalhe era fundamental. Não se tinha enraizamento no popular. Tanto que, para se esconder, dependia-se de aluguel de apartamentos. Não se tinha povo, para ir para a casa do povo. Hoje, alguém que tem atuação na esfera popular daria mais trabalho para ser encontrado. Naquela época, quase não se tinha esse tipo de inserção.Quando saímos da cadeia, em meados dos anos 70, encontramos uma série de movimentos populares espalhados pelo Brasil afora. A pergunta foi: Como é possível esses movimentos, se a esquerda não estava lá para fazer isso? Foi aí que entendemos o trabalho da pastoral popular. A partir daquele ver, julgar e agir - o fato da vida e o fato da Bíblia - a pastoral suscitava na reflexão das pessoas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO POPULAR E CLASSE TRABALHADORA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA CASA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO MUNICÍPIO DE...
  • educação popular
  • educação popular
  • educacao popular
  • o que é educação popular
  • Educação popular
  • Educação popular.
  • educação popular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!