Uma discussão teórica sobre a gestão ambiental como vantagem competitiva na hospitalidade

Páginas: 14 (3336 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
Área Temática: Gestão Ambiental
Giancarlo Santos Martins1
Gemison da Silva Martins 2
Lílian Caporlíngua Giesta3
Yákara Vasconcelos Pereira Leite4
Arrilton Carlos de Brito Filho5
Resumo
O presente trabalho foi construído com base em pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de discutir, através de um ensaio teórico, a gestão ambiental como forma de vantagem competitiva na hospitalidade, aconquistar um mercado cada vez mais preocupado com a sustentabilidade.
Palavras-chaves: Vantagem competitiva; Gestão ambiental; Hospitalidade.
Abstract
This study was constructed based on a literature review and aims to discuss, through a theoretical essay, on the environmental management as competitive advantage in hospitality, to conquer a market increasingly concerned about thesustainability.
Key Words: Competitive advantage; Environmental management; Hospitality.


1 INTRODUÇÃO
O mercado mundial está cada vez mais complexo. Inovações e mudanças acontecem e contribuem no desempenho das empresas. Nesse contexto, a estratégia competitiva é um fator relevante para que os concorrentes consigam se destacar.
Segundo Sauaia e Kallás (2007), ameaças e oportunidades advindas defatores estruturais, econômicos e políticos acirram a competição. As empresas precisam encontrar uma posição que seja rentável e ao mesmo tempo sustentável para enfrentar os concorrentes. Este fato demanda maior cobrança das organizações, fazendo com que elaborem estratégias mais consistentes e resistentes.
Nesse contexto, as empresas chegaram a um momento em que é preciso pensar em longo prazo ede maneira ecológica. Ribeiro (2008) destaca que a gestão de empresas sempre focou a lucratividade, participação no mercado e produtividade, porém, esses fatores passaram a não ser suficientes para dimensionar o desempenho organizacional perante fatores externos em uma visão socioambiental. Esses interesses, por muito tempo, ficaram em segundo plano dentro dos interesses organizacionais, contudo,atualmente possuem uma crescente representação.
Mesmo com o reconhecimento do papel da gestão ambiental, como fator importante para a organização se manter sustentável no ambiente contemporâneo, alguns setores ainda têm negligenciado ou ignorado essas ações como relevantes para a sua competitividade.
O setor de serviços, especialmente, tem muitas vezes ignorado esse debate (DEMAJOROVIC;ANTUNES, 2003). Com isso, observa-se espaço para investigar a gestão ambiental no setor de serviços, em especial no segmento de turismo.
De acordo com a Organização Mundial de Turismo, este setor, que inclui diversas atividades entre elas a hospedagem (pousadas, bed and breakfast, hotéis e resorts), obteve cerca de 1,2 bilhões de dólares gerados pelo turismo internacional, em 2011. Além disso,ainda, nos primeiros dados de 2012, a OMT indicou que as chegadas turistas internacionais cresceram 5,7% e mostra que a procura continuou forte tanto nos destinos de economias avançadas como nos emergentes, apesar das crises econômicas afetarem numerosos mercados emissores da Europa e América do Norte. Concretamente na Europa, os resultados foram melhores do que o previsto, com um crescimento de 5%nas chegadas de turistas internacionais (ABEOC, 2012).
Além disso, segundos dados do Conselho mundial de turismo e viagens (2011) o setor foi responsável por mais 98 milhões de empregos diretos e 255 milhões indiretos superando a indústria automotiva em todo o mundo.
Os dados apresentados não revelam o aumento do impacto ambiental associado à referida atividade. Entre eles, destacam-se osconsumos de energia e de água, a geração de resíduos sólidos, poluição do ar, bem como alterações nos ecossistemas. Além disso, Ribeiro (2008) destaca que todo o desenvolvimento para a construção da infraestrutura necessária, para a hotelaria, por exemplo, pode causar também impactos que dificilmente serão contabilizados e compensados pelo setor.
Diante disso, Ribeiro (2008) compreende que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discussão teórica sobre Atenção
  • Gestao de pessoas como vantagem competitiva
  • Uma Narrativa Sobre Vantagem Competitiva
  • Trabalho sobre vantagem competitiva
  • GESTÃO DE PESSOAS E VANTAGEM COMPETITIVA
  • A gestão estratégica como vantagem competitiva
  • Discussão sobre educação ambiental
  • Gestão de pessoas, Vantagens Competitivas, Liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!