uma didática para pedagogia histórico- crítica

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
Faculdade de Ampére – FAMPER
Curso de Pedagogia – 2º Período
Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento
Acadêmica: Silvia Cortes Vichinski – RA 19184
Professora: Silvia Carla
Referência Bibliográfica: GASPARIN João Luiz, UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA – Autores Associados Ltda – set 2002 - 5ª Edição Revista e Ampliada.

UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICAO livro “Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica” vem ressaltar a importância da escola e dos professores na aprendizagem do aluno, embora com as atuais tecnologias e a modernização rápida em constante mudança, chegando até muitas vezes estar á frente das metodologias aplicadas na escola e em sala de aula o professor é de grande importância para a aprendizagem e o desenvolvimento dacriança.
A Pedagogia Histórico-Crítica busca cada vez mais mostrar a importância do aluno na escola e o conhecimento do mundo onde ele vive, nesse contexto, à crítica, diversidades, diferenças sociais, etnias, religiões, todo esse conhecimento é valorizado, priorizando assim como conteúdo não somente o científico, mas também a realidade social em que vivem.
Para que seja feita essa união do sabercientifico ao cultural e social, é necessário um planejamento que é dividido em cinco passos: A Prática Social Inicial, A Problematização, A Instrumentalização, A Catarse e a Prática Social Final.
A Prática Social Inicial fala que o professor deve respeitar o conhecimento que o aluno traz consigo, e a partir disso desenvolver o seu trabalho. O conteúdo se desenvolvera a partir do interesse e daspreocupações do aluno, partindo do que eles já sabem. Contudo, os alunos não devem aprender somente o que desejam, mas também o que é necessário para a formação do cidadão de hoje.
Dialogando o professor descobrirá o que o aluno acha importante aprender e o que ele já domina dos conteúdos, assim o professor se tornará mais companheiro de seu aluno, conseguirá se aproximar e então ambos irão sedesenvolver e trocar seus conhecimentos.
Toda e qualquer atividade terá início com a apresentação, pois é fundamental que os alunos saibam o que trabalharão durante o período. Após o professor irá sondar o que o aluno sabe seguindo a apresentação dos objetivos e perspectivas que se espera até o término do tempo estipulado.
O professor e o aluno sempre têm maneiras diferentes de ver a mesma açãosocial. O aluno tem uma visão de senso comum e o docente vê o mundo como uma forma mais sintética.
A problematização são as perguntas. Esta é uma parte fundamental na transição entre teoria e pratica, nesse momento são feitas às indagações do aluno e do professor. O professor deverá perguntar ao aluno sua vivência do conteúdo a ser estruturado.
Em primeiro momento é tomado consciência da realidadesocial e suas relações com o conteúdo, em seguida questionar a realidade do próprio conteúdo.
Na problematização faz-se uma seleção do que é fundamental e o que de fato os alunos precisam aprender, ou seja, o que é necessário que dominem. A decisão dos conteúdos a serem trabalhados deve ser feita com professor, aluno e o corpo docente da escola tendo em vista que quem define os conteúdos é aprópria sociedade.
O conteúdo escolar será sempre uma realidade onde o professor e os alunos estão inseridos.
Procedimentos práticos, os manuais didáticos não devem ser totalmente excluídos, pois eles trazem consigo grandes questões sociais, e estas podem ser utilizadas.
Buscar fazer o aluno entender o porquê de estar estudando certo o conteúdo, e demonstrar a sua necessidade social.Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas, esclarecer que os conteúdos trabalhados tem múltiplas facetas que podem ser exploradas, ou seja, podem ser estudados de varias formas e abordando múltiplas disciplinas. A problematização é um desafio para professores e alunos, pois é uma nova forma de considerar o conhecimento e é ela quem condiz para o ensino aprendizagem.
A instrumentalização é o caminho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO
  • Análise: uma didática para a pedagogia histórico
  • Resenha
  • MeMetodologia da pedagogia histórico-critica
  • A pedagogia histórico crítica
  • pedagogia histórico crítica
  • PEDAGOGIA HISTORICO-CRITÍCA E MATERIALISTA
  • Pedagogia libertadora e histórico critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!