Uma das subdivisões da psicologia jurídica: psicologia policia/ militar

Páginas: 2 (265 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
Psicologia Policial/Militar

O psicólogo jurídico atua no treinamento, seleção e formação básica em Psicologia Policial, avaliação pericial em instituições militares eassistência psicológica aos policiais.
Para ingressar na corporação o policial é submetido a um exame psicológico ou psicotécnico que avalia se ele tem pré-requisitos paraassumir a função. O examinado é submetido a vários testes de inteligência e de personalidade, com o intuito de levantar suas características personalógicas e verificar se eletem o equilíbrio emocional ideal ao exercício da profissão de Oficial da Polícia Militar.
Além de participar do processo seletivo, o profissional psicólogo, promoveacompanhamento psicológico baseado em critérios técnicos e profissionais, para o restabelecimento do equilíbrio biopsicossocial e espiritual, objetivando a readequação da atitude edo comportamento do policial militar frente aos desafios e as exigências da função.
Há uma serie de situações que temos presenciado e que afetam diretamente o cotidianoprofissional desses policiais. Questões como as relações de comando, o relacionamento interpessoal, o cumprimento de tarefas, os padrões de obediência e desempenho funcional,além das questões de satisfação e motivação para o trabalho. Considerando que dada à natureza da ocupação, o índice de stress é alarmante, produzindo indivíduos com níveispreocupantes de sofrimento psíquico.
Devido ao desgaste sofrido no dia-a-dia do exercício profissional, a saúde física, social e mental do policial militar e da sua famíliadeve receber apoio qualitativo e qualificado, garantindo o equilíbrio psicológico ao Policial Militar e por conseqüência atingir uma melhoria no atendimento à sociedade.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e psicologia jurídica
  • Psicologia jurídica e psicologia e direito
  • Psicologia Juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia Jurídica
  • psicologia juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!