UMA CRITICA AO MÉTODO BEHAVIORISTA DO SISTEMA CARCERÁRIO NORTE-AMERICANO

1302 palavras 6 páginas
Introdução:

O behaviorismo, foi um movimento da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento e trazia consigo a premissa de que é possível prevê e controlar o comportamento de qualquer ser través de estimulos,foi influenciado pelo avanço filosófico objetivista e mecanicista no início do séc. XX nos Estados Unidos, com a obra de Watson e atinge o ápice na década de 70, sobretudo devido aos estudos de Skinner. A Psicologia, à luz do behaviorismo, é uma ciência do comportamento e se ocupa unicamente de atos observáveis de conduta, que podem ser objetivamente descritos em termos de estímulo e resposta. Aplicado à criminologia, pretende modificar o comportamento criminoso, a partir de esquemas de reforço positivo.Os Estados Unidos da América apresentam um dos sistemas de justiça mais rígidos e cruéis do mundo,solidificados com base na psicologia behaviorista.O presente trabalho faz uma analise do sistema prisional americano, citando alguns métodos behavioristas que são ou já foram utilizados nesses sistemas, e apresentando dados acerca da ineficácia de tal sistema carcerário e criticas a tal sistema.

UMA CRITICA AO MÉTODO BEHAVIORISTA DO SISTEMA CARCERÁRIO NORTE-AMERICANO

O behaviorismo acredita na premissa de que qualquer Ser pode ser manipulado através de estímulos.Então basta ao Estado ,através de métodos objetivos,condicionar o individuo a estímulos pra obter a resposta desejada,sendo possível prever e controlar o comportamento de todo e qualquer individuo. Ao pensamento behaviorista, para a produção de ciência, basta o conhecimento das causas (estímulos) e dos efeitos (respostas).
Aplicando os princípios de aprendizagem baseados nas teorias de condicionamento operante, pretenderam (os behavioristas) interferir nos problemas sociais, manipulando e programando as pessoas “para o bem”.
A Psicologia behaviorista se ocupa unicamente de atos observáveis de conduta, que podem ser objetivamente descritos em termos de

Relacionados