Uma_classificacao

2093 palavras 9 páginas
UMA CLASSIFICAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO
DO COMPUTADOR PELA ESCOLA1
Hermínio Borges Neto2

INTRODUÇÃO

O ano de '98 foi marcado pelo fim da primeira etapa do processo da informatização das escolas públicas brasileiras. Os computadores foram, finalmente, comprados, em breve estarão chegando as escolas e as primeiras turmas de

especialistas

em

informática

educativa

formados

pelas

universidades brasileiras já estão trabalhando nos seus respectivos núcleos de tecnologia educacional.
E as escolas, estarão preparadas para receber esses equipamentos, fazendo um uso educacional adequado de seu potencial, ou é apenas uma imposição da sociedade e do mercado de trabalho? A questão ainda persiste.
O processo de informatização das escolas brasileiras se caracteriza, salvo exceções, pôr uma falta de planejamento pedagógico. De um modo geral, preenche-se uma sala de computadores - chamada de laboratório de informática -, contrata-se um especialista em informática, às vezes com alguma formação em educação, para gerenciar o laboratório e pronto.
Esquece-se o mais importante: o professor de sala de aula, aquele que é o especialista, o professor de matemática, o de ciências, o de linguagem, o que eles podem obter de ganhos em sua sala de aula com a introdução da informática. Não custa nada lembrar que o fracasso desse processo, no final dos anos '80 e começo dos '90, na França e Estados Unidos deveu-se a falta de planejamento e investimentos em cima da formação dos professores.
Softwares de boa qualidade foram desenvolvidos e distribuídos às escolas,
1

Versão reelaborada de um trabalho apresentado no Simpósio “Novas abordagens da comunicação na escola: a sala de aula como processo comunicacional” ao IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e
Prática de Ensino, realizado de 04 a 08 de maio de 1998 em Águas de Lindóia, SP.
2

Professor da Faculdade de Educação da UFC e bolsista-pesquisador do CNPq (herminio@ufc.br)

como os franceses GEOPLAN e GEOSPACE, para se trabalhar a

Relacionados