UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE APRENDIZAGEM E HIPERATIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

4468 palavras 18 páginas
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE APRENDIZAGEM E HIPERATIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Marco Mantuano

RESUMO
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é um distúrbio neurofisiológico que atinge em sua maioria crianças em idade escolar. A dificuldade de um diagnóstico preciso e eficaz deve-se aos diversos fatores que caracterizam uma criança com TDAH, dentre eles a hiperatividade, a desatenção e a impulsividade. Por ser um distúrbio que afeta o comportamento, podendo comprometer o desenvolvimento cognitivo, motor e as relações intra e interpessoais, a criança com TDAH necessita de um acompanhamento multidisciplinar para uma assistência de qualidade. Dessa forma, o referido artigo pretende abordar as contribuições que a Educação Especial – EE pode oferecer à criança com TDAH. Visto a necessidade de um atendimento diferenciado no ambiente escolar, a EE assiste à criança afim de explorar suas habilidades e estimular a concentração e a atenção através de recursos didáticos que desenvolva sua cognição, suas habilidades motoras e permita a interação com outras crianças. Dessa forma, intervenção pedagógica é fundamental durante o tratamento. Realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica que segundo Marconi e Lakatos (1999) abrange todo material online, impresso e materiais audiovisuais sobre determinado assunto, o artigo fomenta uma discussão sobre a importância do especialista da Educação Especial no auxílio da criança com TDAH.
Palavras – chave: Educação Especial. Intervenção. Multidisciplinar. TDAH.

1. INTRODUÇÃO
O ambiente escolar é reflexo das diferenças. Partindo dessa afirmativa, a escola revela o quão frágil é quando se convive com as diferenças. De fato, todas as pessoas são diferentes umas das outras. No entanto, há aqueles que apresentam características peculiares que os difere significativamente das outras pessoas. A estas pessoas, em especial, as crianças que possuem tais peculiaridades como,

Relacionados