Uma breve história do serviço social

Páginas: 8 (1905 palavras) Publicado: 11 de março de 2013
INTRODUÇÃO

As práticas sociais em sua essência sempre estiveram relacionadas com a prática da caridade e o assistencialismo aos pobres. Na antiguidade já se falavam da caridade e ajuda, a assistência na confraria do deserto, objetivava facilitar a marcha das caravanas no deserto, os judeus tinha como prática especial a de visitas domiciliares, se destinando às viúvas, orfãos, idosos eenfermos.
Com o advento do cristianismo fundamentou-se o ponto crucial para o serviço social. Com esses respectivos acontecimentos, gerou-se a necessidade assistencial aos mais necessitades, nisso o poder do catolicismo exerceu - e ainda de certa forma exerce- forte influência no assistencialismo. Ao longo do século IV foi quando o catolicismo tornou-se religião oficial do imperio romano. Com suaorganização institucional a igreja católica se distancia dos pobres, aliando-se a burguesia, o conceito de caridade é alterado , sendo que agora a tarefa da prática da caridade foi destinada aos diaconos. Nesse contexto seguem as intenções além da prática da caridade, sendo que o objetivo era de perpetuar a servidão e ratificar a submissão.


DESENVOLVIMENTO

A origem do serviço social tanto naEuropa como nos Estados Unidos, e até mesmo no Brasil, não se deu por acaso. Na Europa, a burguesia, a igreja e o estado se uniram objetivando impedir as manifestações da classe dos trabalhadores, pois as condições de trabalho com o inicio da Revolução Industrial, que teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII, houvendo a parti daí então a necessidade de intervenção, pois as reivindicaçõesoperárias estavam causando constantes prejuízos aos industriais, com isso nasce também na Inglaterra em 1869 em Londres, a sociedade de organização da caridade, que direcionou-se a assistência para a “reforma do caráter”, visando assim um ajustamento no caráter do individuo revoltoso. O operário era acompanhado de perto, nisso a visita domiciliar foi um meio de conhecer melhor as condiçoes demoradia e saúde a qual se encontrava o operário, para assim mostrar vantagens em não reinvindicar, pois o motivo crucial desta visita era de socializar o modo capitalista de pensar.
O capitalismo monopolista nesse momento teve forte influência no surgimento do serviço social, pois com a expansão do capitalismo a desvalorização do ser humano instaurou-se de tal forma que a generalização da misériapropagou-se extensivamente na classe trabalhadora, nisso as revoltas constituiram-se em uma forma de reivindicação. Os operários revoltavam-se contra a submissão da vida humana, a humilhação rotineira a qual lhes eram impostas, eles se mostravam - obviamente- contrários a prática comum de serem introduzidos nas fábricas crianças, jovens e mulheres, com esses motivos ao decorrer do século XIX,crescentes ondas de manifestações surgiram para que fossem atendida as reivindicações, feitas por esses operários. Aproveitando o gancho dos fatos anteriores descritos, percebemos que a igrejá católica influênciou sim, no surgimento dos primeiros agentes sociais. A burguesia financiava o assistencialismo exercido pela igreja, como descreve o livro de fundamentos históricos, teóricos e metodológicos doserviço social I, segue o seguinte “Suas ações tinham o apoio irrestrito da burguesia, pois as práticas assistencialista inibiam as constantes investidas da classe trabalhadora, desestabilizando-as e desmobilizando suas reinvindicações coletivas.” Nesse trecho é percebido o poder influenciador da igreja católica na Europa ainda mais poderosa com o apoio irrestrito da burguesia. Já nos Estado Unidosocorreu que com a criação da primeira escola de filantropia em Nova York, no ano de 1899, o impulso trazido pela criação dessa nova escola foi muito importante para sistematização do serviço social, bem como para seu processo de profissionalização e institucionalização. Em 1920 há a criação da associação nacional de trabalhadores sociais, em Nova York. Ela encampou a sociedade de organização da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breve historia do serviço social
  • Serviço social uma breve retrospectiva
  • Breve História da Assistência Social
  • Breve historia da Psicologia Social
  • A história do serviço social no brasil
  • historia do serviço social
  • Historia do serviço social
  • História do serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!