UMA BREVE COMPARAÇÃO DA FALA NO AMBIENTE DE TRABALHO E NO AMBIENTE FAMILIAR

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UMA BREVE COMPARAÇÃO DA FALA NO AMBIENTE DE TRABALHO E NO AMBIENTE FAMILIAR

Jaqueline Oliveira da Silva1
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Centro de Estudos Superiores de Imperatriz - CESI
3 Período Letras e Literatura

Introdução
Sabemos que o individuo adquire comportamentos muito semelhantes do grupo social que está acostumado a frequentar, isso também e um fatordeterminante para seu repertório sociolinguístico. Essa pesquisa tem como base o falante em seus diversos meios sociais, no trabalho é no convívio familiar, uma vez que o ambiente influência diretamente na fala e no comportamento do falante.
O objetivo é comparar e analisar a fala em diferentes ambientes do convívio social, identificando as variações linguísticas de acordo com a redesocial que o individuo está acostumado a frequentar, levando em consideração o repertório do falante, e sua complexidade em determinados fatores que envolvem sua fala em determinadas situações.
Desenvolvimento
A fala de um individuo variam de acordo com o ambiente que está acostumado a frequentar. De acordo com Bortoni-Ricardo, (2004, p. 49) destaque que " [...] a rede social de umindivíduo, constituída pelas pessoas com quem esse indivíduo interage nos diversos domínio sociais, também é um fator determinante das características de seu repertório sociolinguístico,[...]". Desse modo a autora resalta que o individuo também adota comportamentos semelhantes ao do meio que está acostumado a frequentar, uma vez que também adquiri característica que determina seu repertório de fala, assimressalta MATTOS (1998-82):

O quotidiano constrói-se por uma cenografia que se dá pela relação necessária da conversa – cujos modelos não se submetem a um encadeamento estruturado nem de atos de fala nem de temas – com lúdico – estabelecimento de regras que não são definidas nem pelo direcionamento do objeto discursivo nem pela disputa pela referência, mas pela instalação de regras dojogo que proporcionam um encontro particular da situação imaginária com a situação empírica e os interlocutores. Constrói-se o quotidiano, então, por uma união de gestos diários e “mimese discursiva”.
Desse modo é importante destacar algumas variações que ocorre dentro de cada ambiente, pois se deve leva em consideração as variações que ocorre devido ao grau de formalidade da conversa.A metodologia que foi utilizada para coletar os dados necessários para fazer a comparação e analise das falas, foi por meio de gravações, tendo como base o convívio familiar, e o ambiente de trabalho, analisando e observando o repertório linguístico do falante.
Para essa analise observei a fala da minha tia, ela não tem ensino médio completo, mas de acordo com o ambiente de trabalho e afunção que ela desempenha, exige-se um domínio maior dos estilos monitorados. Já no ambiente familiar não se preocupa tanto com seu repertório de fala. Acompanhe a seguir alguns trechos da fala em ambientes diferentes:
Ambiente de trabalho
Dialogo entre minha tia e um cliente da loja:
Cliente: - Eu gostaria de falar com a gerente da loja?
Tia: - Pode falar, sou eu mesma.
Cliente: - Estoucom um problema
Tia: - você pode passar o problema, que eu resolvo.
Cliente: - Eu comprei um produto, e levei para casa, chegando lá, outro rapaz estalou e agora o aparelho está com defeito, e na outra loja me passaram a informação que não pode ser trocado.
Tia: - Pois sente ai.
Tia: - senhora e o seguinte eu falei com o gerente da outra loja, e ele me passou que vai trocar esse produto queestá com defeito, desde que a senhora traga o produto para loja.
Cliente: - mas não tem como eu desinstalar esse produto, porque o rapaz foi embora.
Tia: - minha senhora, se você aguardar até segunda feira, eu mando a autorização e o técnico vai retirar o produto e traz para loja.
Cliente: - Como eu posso acreditar nisso, porque você não manda alguém daquir ir lá e retirar agora.
Tia: -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ambiente familiar
  • O ambiente familiar
  • ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MULHER NO TRABALHO E SEUS REFLEXOS NO AMBIENTE FAMILIAR
  • A socialização do surdo no ambiente familiar
  • Meio Ambiente Familiar
  • O crime e o meio ambiente familiar
  • ambiente familiar segundo winnicot
  • Do ambiente familiar para a formação do indivíduo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!