Uma análise do nível de adequação dos demonstrativos do grupo JBS-Friboi às determinações do CPC 29

2106 palavras 9 páginas
Universidade de Brasília

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação – FACE
Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias – CCA

Tópicos Contemporâneos em Contabilidade

Uma análise do nível de adequação dos demonstrativos do grupo JBS-Friboi às determinações do CPC 29

Raphael Farias - 08/39183

BRASÍLIA-DF
Dezembro/2011

1 INTRODUÇÃO

O Brasil avança mais alguns passos em direção ao processo de adequação das normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional com a adoção do CPC 29, equivalente a IAS 41, que entrou em vigor no último trimestre de 2010. Com a nova norma, os ativos biológicos de empresas agrícolas passarão a figurar nos balanços atualizados pelo valor justo podendo ocasionar ganhos ou perdas para a empresa. Assim, a prática anterior na qual esses ativos eram avaliados pelo custo de produção e sua receita era apenas reconhecida no momento da venda.
Dessa forma, este trabalho se propõe a verificar o nível de adequação das demonstrações contábeis do grupo JBS-Friboi às determinações do CPC 29, visto que a empresa em estudo ocupou posição de liderança no ranking de receita com exportações entre as companhias de carne brasileiras no acumulado do ano até maio, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 1 A relevância deste artigo está em aferir o grau de preparação de uma empresa, bastante representativa no mercado exportador de carne, para com as determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e evidenciar possíveis impactos nos demonstrativos após a vigência da norma.
Este artigo é constituído por 4 partes: referencial teórico, procedimentos metodológicos, análise de dados e considerações finais. A fundamentação teórica traz alguns conceitos e explanações acerca do CPC 29 para uma apreensão mais

Relacionados

  • Jornal
    155818 palavras | 624 páginas