Uma análise da família contemporâbea

612 palavras 3 páginas
1. Introdução

2012, Planeta Terra, mundo digitalizado e conectado. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (Tics), e seus aparelhos maravilhosos, computadores, celulares, smartphones, redes de comunicações globais em tempo real possibilitados pelo acesso e o consumo vertiginoso na sociedade após o advento em massa nos últimos 7 anos a Internet. Por esta razão, o sociólogo italiano Alberto Melucci adverte sobre as conseqüências sociais de mudanças súbitas em questões como direitos autorais, privacidade, relacionamentos sociais, descentralização acelerada e enfraquecimento do verticalismo administrativo. Tal observação nos leva a lançar um olhar sobre esses aspectos à partir da visão da área de Serviço Social, e refletir sobre as relevantes transformações sobre a Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica dos brasileiros, que hoje são, cada vez mais, como grande parte da população mundial, cidadãos globais conectados.

2. Desenvolvimento

De acordo com uma pesquisa denominada “TIC Domicílios”, divulgada em Maio deste ano e promovida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI.br,, 45% dos brasileiros são usuários de internet. Em 2011, a banda larga móvel foi a principal responsável pelo crescimento na proporção de conexões de banda larga no país. Um aumento de oito pontos percentuais em relação à medição em 2010.
É latente o consumo de equipamentos e serviços de acesso a World Wide Web, que possibilitem comunicação instantânea ao círculo social dos indivíduos, e além, formação educacional, cultural, política, e literalmente de interesse geral. A maioria dos usuários de Internet declarou estar presente em sites de relacionamento, como Facebook, Twitter, Instagram, aplicativos Messenger, Linkedin, e outras, formando uma única e mega rede de comunicação.
Os novos cidadãos já são moldados completamente digitalizados, alcançados inconscientemente por um processo de profunda mudança em nossa sociedade

Relacionados

  • GESTÃO DE COMPETENCIAS
    10217 palavras | 41 páginas