Uma analise de familia conteporanea

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8





1 INTRODUÇÃO

A família conjugal moderna pode ser vista como uma instituição equilibrada, tipo relação amor e contrato, onde ambos se relacionam de acordo comseus pontos de vista e escolha pessoal, lógico que para os homens cabe a vida pública e a mulher a vida privada.
Vamos ver como vai seguir este contexto, pois iremos abordar vários tipos e modelos de família existente na sociedade contemporânea no sistema pós-moderno e as mudanças que não foram poucas desde tempos atrás até os dias atuais.
Nos dias atuais onde vivemos com total liberdade deescolha e expressão, se torna mais difícil o relacionamento a dois (casamento), porque a liberdade em si é primordial à dignidade, entretanto pode ser bombardeada se não for usada adequadamente.
Enfim, serão abordadas às mudanças e os avanços ocorridos à nova visão da família existente na vida da sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

Conforme Vaitsman (1994) o surgimento da sociedade industrial moderna,seguido da urbanização e do seu desenvolvimento científico e tecnológico, contribuiu para uma redefinição das relações de classe, gênero e família. Antes da revolução industrial as famílias eram nucleares, patriarcais e sua subsistência advinha de produção própria. Após esta revolução, a família transformou-se em conjugal moderna, cujo sustento agora provinha do trabalho remunerado, conforme oprincípio universal de mercado. Essa modernização implicou na divisão sexual do trabalho, levando a sociedade a reorganizar-se.
Segundo Uziel (2004), família é um conceito que emerge da relação social e, portanto, acompanha as transformações que ela sofre. Antigamente a família era vinculada ao conceito de casamento. Com a modificação da posição da mulher na sociedade, adquirindo autonomia, asfamílias também tomaram novas formas.


O conceito de família iniciou-se há mais de 300 mil anos, no período Neopolítico, quando o homem deixou de ser nômade e passou a cultivar a agricultura e a criar animais. Os homens neste período faziam a maior parte dos trabalhos preocupando-se com a sobrevivência de sua mulher e seus filhos, passando a se chamar o Patriarca da família. O termo família vem dolatim Famulus, que significa “escravo doméstico e família é o conjunto dos escravos pertencentes a um mesmo homem” – ( Engels, 1985 p.60).
O estudo da família consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Vamos fazer um pequeno resumo dos novos tipos de família dentro do contexto atual do sistema pós-moderno, isso porque as culturas, oscostumes, as crenças, vai ficando para trás, e outros estilos de vida vão se adaptando as novas ordens sociais, ordens essas contrárias aos valores sociais e familiares. Há vários arranjos existentes em nossa sociedade:
Família grávida: Quando tem uma única pessoa grávida na família, apesar de que temos um baixo nível de mulheres grávidas, pois as mesmas preferem o mercado de trabalho.
Família comprole extensa ou numerosa: aquelas com crianças e jovens de idades muitos diferentes, neste tipo de família os problemas são mais encontrados na área social ( saúde e educação).
Família homossexual: é onde existe a união entre duas pessoas do mesmo sexo, esse tipo de união gera muita discussão e polêmica entre a Igreja e a sociedade.
Família Monoparentais: nesta família é onde se encontra omaior número de divórcios, que é uma das causas da monoparentalidade. Chama dessa forma porque o homem ou a mulher encontra-se sozinhos, vive com uma ou várias crianças, vivem isolados ou em casas de parentes. Não é uma família que possamos chamar de novidade, porque sempre existiu mãe solteira, mulheres sozinhas e crianças abandonadas.
Família nuclear: Vamos dar uma atenção maior a este tipo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • uma analise da família conteporanea
  • Uma analise da familia conteporanea
  • FAMILIA CONTEPORANEA
  • Familia conteporanea
  • Família Conteporânea
  • As famílias monoparamentais na sociedade conteporanea
  • Transexualidade e a família conteporânea
  • Os papeis familiares na familia conteporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!