Uma análise sobre o ensino de verbos em um livro didatico

Páginas: 12 (2811 palavras) Publicado: 7 de março de 2013
CARLOS ALBERTO NASSER FERREIRA
O




Londrina
2012

CARLOS ALBERTO NASSER FERREIRA

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE VERBOS EM UM LIVRO DIDATICO

Trabalho acadêmico apresentado ao curso letras vernáculas clássicas para a disciplina de módulo O Profissional de Letras.

Orientadora: Prof Dr .Sheila Lima.

Londrina
2012
RESUMO: Atualmente o ensino de língua portuguesa estadefasado por estar se dando enfoque errôneo e exagerado em regras e preceitos gramaticais,que devem ser seguidos pelo falante da Lingua Materna,este artigo pretende analisar um livro didático observando e analisando a concepção de ensino da língua nele presente. O livro analisado foi escrito por FARACO&MOURA (2003),dando enfoque no capitulo sobre o ensino relacionado aosverbos;correlacionando com as concepções de linguagem apresentadas por GERALDI (1984) e com os tipos de gramáticas diferenciadas por POSSENTI(2000).

Palavras-chave: Gramática;Livros didáticos;Concepções de Linguagem.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Em alguns casos, podemos notar que os motivos da falta de sucesso na atividade docente é a aula angustiante e desgastante do docente de Língua Portuguesa que as vezes nãosabe como tornar o seu ensino interessante e significativo,nem fazer da aprendizagem algo que possa produzir conhecimento sobre a língua materna, resultando na ideia de Português ser uma matéria difícil e enfadonha e que não ajuda na formação de alunos leitores e produtores de textos.

Diante disto pode se criar uma incerteza sobre o ensino dentro da sala de aula e de como o professor possafazer para não cair na tentação de ensinar a gramática puramente normativa. Uns entendem que não se deve ensinar gramática fora de contexto linguístico, outros, tentam introduzir conhecimentos gramaticais, usando o texto e há aqueles que procuram trabalhar a gramática na visão interacionista.

Em nossa fundamentação teórica, dividida em Concepções de Linguagem, Tipos de Gramatica, Ensino de LínguaPortuguesa na Escola, e o Uso de livro didático na escola, serão abordadas as seguintes questões: Quais são as concepções linguísticas?, De que maneira elas se relacionam com o ensino gramatical na escola?” e “Como começaram a ser mais utilizados os livros didáticos?.

Na análise do corpus, será analisado o ensino dos verbos no livro didático denominado “Português” de FARACO&MOURA fazendouma ligação com os tipos de gramática determinada por POSSENTI(2000) e com as concepções de linguagem feita por GERALDI(1984)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Concepções de Linguagem
GERALDI(1984) nos dá três concepções de linguagem de forma bem explicativa.

1-A linguagem é instrumento de comunicação: ela permite aos seres falantes a construção de sentidos. Esta definição diz sobretudo sobre afunção social da linguagem e de como o ser humano se relaciona com o meio externo. Essa concepção está ligada à teoria da comunicação e vê a língua como um código, “conjunto de signos que se combinam segundo regras” (GERALDI, 1984, p.43) capaz de transmitir, através de um canal, uma mensagem de um emissor a um receptor, constituindo compromissos e vínculos que não existiam antes da fala.

2-Alinguagem é uma forma de interação: mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, ela é vista como um lugar de interação humana: através dela o sujeito que fala pratica ações que não conseguiria praticar a não ser falando. A segunda concepção compreende a linguagem como “instrumento de comunicação”.

3-A linguagem é a expressão do pensamento: esta concepçãoilumina, basicamente, os estudos tradicionais. Se concebemos a linguagem como tal, somos levados a afirmações – correntes – de que as pessoas que não conseguem se expressar não pensam.
A concepção de linguagem como expressão do pensamento, que é intimamente ligada à gramática tradicional, defende o ponto de vista de que a língua é a exteriorização de uma atividade mental, individual e isenta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise sobre livro didatico
  • Análise de livro didático para o ensino de história
  • Analise do livro didático ensino medio
  • Analise livro didático ensino médio
  • Análise sobre a resolução de problemas em livro didático no ensino de Física
  • ANÁLISE DO CAPÍTULO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
  • Análise do livro didático do ensino médio
  • Analise do livro didático 6 ano do ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!