Uma análise sobre a gestão de pessoas por competências: o mapeamento de competências e a criação de um banco de talentos

Páginas: 41 (10117 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: O MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS E A CRIAÇÃO DE UM BANCO DE TALENTOS

Francisco Leno Alves Sales*

RESUMO

O presente artigo visa à introdução ao tema de Gestão de Pessoas por Competência, e a criação de um Banco de Talentos, contextualizando o cenário a que se aplica esse tipo de gestão. Gestão por Competências é uma ferramenta queidentifica nas organizações, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional e também as lacunas de qualificação do funcionário para tarefas específicas, além de fornecer recursos para aperfeiçoar suas capacidades. O resultado é um quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos. Trata-se de um modelo complexo, inovador, baseado em novas concepções a respeito do modo degerir pessoas. Discuti-se ainda os fundamentos teóricos que embasam e determinam esse modelo, bem como os processos que determinam, estruturam e asseguram o melhor resultado competitivo para a organização.


Palavras-chave: Gestão de pessoas por competências, Mapeamento de Competências, Criação de Banco de Talentos.


1. INTRODUÇÃO

De todas as tarefas dirigir o comportamento humano é amais importante já que tudo o mais depende dele e da forma como desempenhar suas atividades.
(Rensis Likert, 1975)

Entendemos que a Gestão de Pessoas por Competência é um tema relativamente novo no Brasil onde a predominância é de organizações que adotam o sistema burocrático. Mas competência é uma idéia antiga, reconceituada e revalorizada no presente como resultante de movimentoseconômicos e culturais.
Organização e servidor, lado a lado, propiciam um processo contínuo de troca de competências. A organização transfere seu patrimônio para os servidores, preparando-os para enfrentar novas situações profissionais, dentro ou fora da organização. Os servidores, por sua vez, transfere para a organização seu aprendizado, dando-lhe condições para enfrentar novos desafios.
A gestão depessoas por competências é um modelo que visa reconhecer, formar e ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma que agregam valor à organização e ao indivíduo (DUTRA, 2004). Esse modelo é particularmente útil às instituições onde o aprimoramento, a inovação e a aprendizagem organizacional são determinantes para sua competitividade.
Por tais razões, o objetivo deste artigo e discutir osfundamentos teóricos que embasam a gestão de pessoas por competências, bem como os processos que determinam, estruturam e asseguram o melhor resultado competitivo para a organização.
Se justifica pela integração da estratégia organizacional com a gestão de pessoas por competências, que em sua essência, possui o caráter de desenvolvimento de pessoas, tornando-as aptas aos desafios atuais e futuros.O modelo se destaca pela abrangência uma vez que envolve não só a área de pessoas, mas também, toda a organização. Integram à estratégia todos os subsistemas de gestão de pessoas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, e avaliação de desempenho. Por sua visão sistêmica, sustenta todas as práticas de gestão de pessoas.
Na busca por subsídio teórico-metodológico,este artigo é bibliográfico, pois se revisou estudos de vários autores sobre a temática em questão. Após resenhar todos esses trabalhos ficou nítido que o referido modelo incorpora uma nova relação entre os servidores e a instituição. A gestão de pessoas por competências surge ante a necessidade de adequação a outra lógica da reestruturação. O foco se transfere para o resultado e nesse cenário o“protagonista do trabalho além de saber fazer, deve ser capaz de identificar e selecionar o como fazer a fim de se adaptar à situação” (RUAS et al, 2005).
É importante notar, por fim, que, para compreendermos o que é competência devemos considerar diferentes elementos. De um lado tem-se a competência da organização, que decorre de seu próprio processo de desenvolvimento, concretizando-se no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de talentos e mapeamento de competencias
  • 3 Competencias E Gestao De Talento
  • Gestão de Pessoas (competências emocionais)
  • Gestão de pessoas po competencia
  • Monografia Gestão de Pessoas por Competências
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas por Competências
  • Gestão de pessoas por competência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!