Uma análise prática sobre a educação no brasil: a escola inclusiva

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
NOME (S) DO ACADÊMICO (S)

Uma Análise Prática Sobre a Educação no Brasil: A escola Inclusiva

FACULDADE ALBERT EINSTEN – FALBE
BRASILIA – DF
2011

NOME (S) DO ACADÊMICO (S)

Uma Análise Prática Sobre a Educação no Brasil: A escola Inclusiva

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão deCurso do Curso de Administração.

Orientador (a):

FACULDADE ALBERT EINSTEN – FALBE
BRASILIA – DF
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS 7
3.1 GERAL 7
3.2 ESPECÍFICOS 7

4. METODOLOGIA DA PESQUISA 8

5. CRONOGRAMA 9

REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Constituindo hoje um dos maiores desafios da escolamoderna, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, no sistema de ensino público regular, enfrenta um constrangimento histórico não apenas dos profissionais da educação no ensino fundamental e médio, mas também da sociedade em geral, se colocarmos em relevo a deficiência cultural que temos no que concerne a lidar com as diferenças e peculiaridades humanas. Assim tornando a escolao caminho para inclusão e preparação de pessoas com necessidades especiais e de pessoas capazes de lidar com as diferenças.
Assim fazendo-se necessário um estudo mais aprofundado não apenas das características biológicas e psicológicas dos portadores de necessidades especiais, mas também uma análise emocional destes e das pessoas que o rodeiam, visando um aprimoramento do modo de agir perantetal desafio. Podemos ressaltar que essa leitura das caracteristicas individuais e coletivas da queles que cercam e convivem com tais portadores de necessidades educacionais especiais fazem parte também da cultura escolar como diz Libâneo em seu livro Adeus professor, Adeus professora? novas Exigências educacionais e profissão docente: “[...] a cultura escolar inclui também a dimensão afetiva. Aaprendizagem de conceitos, habilidades e valores que envolvem sentimentos, emoções ligadas às relações familiares, escolares e aos outros ambientes em que os alunos vivem.”

A necessidade de um estudo aprofundado sobre esse assunto é clara, e vem sendo feita, em um processo lento, porém significativo, e importante para a sociedade e aqueles que são portadores de tais necessidades, uma vez queseu crescimento e o crescimento da comunidade na qual estão inseridos dependem diretamente disso, dessa supremacia da igualdade de direitos, direitos estes que são previstos em lei.
Apesar de às vezes a escola não estar totalmente preparada para receber tais alunos, estas possuem essa obrigação, “não se pode negar matricula a estes, sendo esta instituição de ensino a mais próxima de suasmoradias”, diz uma secretaria de um estabelecimento de ensino, ao ser questionada sobre como deve ser a postura de uma escola ao receber a solicitação de matricula de um aluno portador de necessidades educacionais especiais. Esta obrigação se torna mais clara, uma vez queConstituição Federativa da República Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes a Bases da Educação (Lei nº. 9394/96), ao tratar dosdireitos e garantias do cidadão em relação à educação, estabelece que a educação escolar seja um direito de todos independente da etnia, grupo religioso, etc. Desse modo toda e qualquer instituição de ensino deve se adequar as necessidades do educando para que este possa ter um ambiente educacional hamonioso como qualquer outro aluno.
O principal intuito dessa pesquisa é colocar em relevo ofavorecimento de alunos portadores de necessidades especiais e os desafios que esse favorecimento implica, levando em consideração os limites da instituição e dos educandos.


2. JUSTIFICATIVA
Ao propormos um estudo sobre as questões da educação no Brasil com toda certeza poderiamos desenvolver pesquisas em vários campos e desenvolver uma gana de centenas de trabalhos, entretanto, um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As implicações das políticas Nacionais para a educação inclusiva na nossa prática na escola
  • Educação inclusiva: conhecendo suas práticas em escolas regulares.
  • educacao inclusiva e praticas inclusivas
  • RESUMOS DE TEXTOS SOBRE A Educação Inclusiva nas Escolas Privadas
  • Quadro dos fatos marcantes sobre a educação inclusiva no brasil
  • Prática das escolas inclusivas
  • Análise sobre Música em Escola de Educação Infantil
  • Educação inclusiva: abordagem prática sobre inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas do ensino...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!