Uma análise dos casos empreendedores da escola 24 horas e bonagura

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
Nesta análise dos casos da Escola 24 Horas e da Bonagura, citados no livro “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto” do Instituo Empreender Endeavour, foram identificados quatro fatores importantes para o sucesso dos empreendedores: a acumulação de experiência prática, a identificação e exploração de nichos de mercado até lá não explorados, a capacidade de mudar o modelo de negóciosquando necessário e de desenvolver novos serviços e tecnologias e o desenvolvimento e a exploração eficaz de uma rede de contatos e da credibilidade gerada no mercado.
A acumulação de experiência prática: Nos dois casos os empreendedores obtiveram conhecimento dos seus mercados trabalhando por outros antes de montar os seus próprios negócios. Severino Felix, após trabalhar como office boy emoutra empresa, ganhou experiência como gerente financeiro e superintendente de uma editora de livros técnico-científicos e lá aproveitou o know-how de autores da editora para montar um programa pioneiro de treinamento e capacitação à distância, antes de montar uma empresa própria voltada ao ensino da informática para crianças. Marcio Bonagura, após anos aprender a administrar uma empresa com seu pai,trabalhou primeiro em uma empresa de consultoria multinacional e depois num escritório de contabilidade. As experiências acumuladas dos empreendedores não só os ensinou a realidade dos mercados, como também possibilitou que identificassem nichos até lá não explorados – o que os estimulou a tentarem seus primeiros negócios.
A identificação e exploração de nichos de mercado: No caso do Severino, oempreendedor pôde acompanhar de perto o desenvolvimento da informática no País, através do seu trabalho na editora. Naquela ocasião, ele leu sobre um projeto de ensino de informática para crianças numa revista americana e, percebendo que havia um nicho de mercado até então inexplorado no Brasil, ele montou um negócio para atender a este nicho (a Trend) e depois ofereceu o serviço como terceirizadopara as principais escolas das capitais brasileiras (sugestão oferecida pelos clientes, os pais dos alunos). Marcio, por outro lado, pela sua experiência nas empresas de consultoria multinacional e de contabilidade, percebeu que os serviços de auditoria e consultoria de alta qualidade que estavam disponíveis para as grandes empresas estavam fora do alcance de um mercado grande de pequenas emédias, um mercado que ele poderia atender.
A mudança do modelo de negócios quando necessária e o desenvolvimento de novos serviços e tecnologias: Com a proliferação de computadores no final da década de 90, o Severino percebeu que o modelo da Trend de fornecimento de computadores estava ficando ultrapassada. Precisava reinventar o modelo para enfrentar o novo cenário. Antecipando a crise, percebeuuma oportunidade e montou um negócio oferecendo serviços de ensino á distancia através da Internet, muitas vezes em complemento às aulas nas escolas (a Escola 24 Horas). O Severino entendeu que para sobreviver, o empreendedor precisa desenvolver novos serviços e tecnologias. A Escola 24 Horas recentemente lançou um novo serviço, o podvest, que é um podcast com dicas para vestibulandos, mais uma vezcom grande êxito nas escolas. O Marcio, por sua vez, começou oferecendo serviços normais de contabilidade para empresas pequenas. Ele começou na sua primeira empresa (EPL) conquistando clientes pequenos, batendo perna e oferecendo seus serviços de porta em porta, muitas vezes com desconto. Depois comprou uma carteira de clientes (pagando com os seus serviços, como faltava dinheiro). No entanto,com o tempo, ele entendeu que havia entre as pequenas e médias empresas a necessidade de um leque muito maior de serviços. Uma das principais razões pelas quais tantos novos empreendimentos vão à falência antes dos 5 primeiros anos de vida é a falta de conhecimento, pelos gestores, da real situação financeira de suas empresas. Com isto em mente, Márcio desenvolveu e começou a oferecer serviços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do filme "24 horas na vida de uma mulher"
  • 24 Horas
  • Violência na escola
  • Recordátario de 24 horas (Nutrição)
  • A sociedade 24 horas
  • Urina: Rotina 24 horas
  • recordatório 24 horas
  • PECA 24 Horas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!